PT de Curitiba cria Comitê LGBT para dialogar com a sociedade

Objetivo é firmar compromisso das pautas que envolvem os direitos da população LGBTQI+ de forma interseccional, com a representação dos diversos movimentos sociais da cidade

Com o intuito de abrir diálogo externo com a participação dos movimentos sociais organizados, o Setorial Municipal LGBT do Partidos dos Trabalhadores (PT) de Curitiba (PR) criou um Comitê Consultivo para afirmar o compromisso das pautas que envolvem os direitos da população LGBTQIA+ de forma interseccional, com representação dos diversos movimentos sociais da cidade.

Segundo Léo Ribas, coordenadora do setorial em Curitiba, o diálogo precisa sair de dentro do partido e retornar para as bases. “Não podemos ficar dialogando somente dentro do partido. Devemos retornar para nossas bases, pois os movimentos sociais organizados são de extrema importância para construirmos um projeto político democrático e coletivo de fato, com participação social ampla e afirmando sempre o compromisso com todas as pautas de forma interseccional.

A secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira, também ressalta a relevância do diálogo coletivo para enfrentar as violações de direitos nesse desgoverno do Bolsonaro.

O Partidos dos Trabalhadores sempre teve como um dos seus alicerces de atuação, o diálogo e a participação social. É importante quando as Secretarias LGBT/PT tomam essa iniciativa de escuta, de diálogo e da construção coletiva. É fundamental estarmos organizadas para o enfrentamento do fascismo e do conservadorismo”.

Diálogo permanente

Léo Ribas enfatiza que a política precisa ser pensada em diálogo permanente com as/os sujeitas/os para as/os quais se destina. “Em toda minha trajetória de militância sempre primei pelo diálogo, pelo respeito e pela representatividade. A criação do Comitê Consultivo do Setorial LGBT é um marco na história do PT de Curitiba”.

A primeira tarefa do Comitê Consultivo está agendada para criar audiências públicas previamente convocadas pelo Setorial com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e na Câmara Municipal de Curitiba, por meio da bancada do PT.

Com o tema “A Retomada da Democracia e da Participação Social: o enfrentamento a LGBTIfobia”, as audiências terão alusão ao dia 17 de maio, Dia de Combate à LGBTfobia no Brasil,

“Reitero a importante atuação da Secretaria Nacional LGBT do PT, na pessoa da Secretária Nacional Janaína Oliveira, que sempre esteve comprometida e empenhada com as discussões LGBT na defesa dos direitos dessa população, fundamental para realização dessa articulação”, diz Léo Ribas.

Da Redação, com informações do Setorial Municipal LGBT do PT de Curitiba