PT divulga guia com regras do TSE para estruturação de diretórios; baixe

Secretaria Nacional de Organização do PT elaborou um passo a passo para os filiados criarem o PT nas suas cidades e fortalecer ainda mais o partido

Julia Leite/Agência PT

Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade

Secretaria Nacional de Organização  do Partido dos Trabalhadores divulgou o Guia de Registro de Instâncias Partidárias, que é o instrumento de consulta para os filiados e dirigentes do PT em todo o Brasil. O documento traz as orientações para os militantes esclarecerem todas as dúvidas na construção de diretórios em suas cidades.

O guia traz todas as portarias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizadas e, por isso, é fundamental que todos os dirigentes do PT tenham conhecimento. A documento é o primeiro passo para a construção da disputa da Eleições Municipais de 2020, segundo a secretária Nacional de Organização, Gleide Andrade.

“A leitura do guia é fundamental pelo filiados. Já há alguns anos, o TSE tem mudado com certa frequência as regras por meio de portarias. Por isso, elaboramos esse passo a passo atualizado para que o filiado possa criar ou fortalecer o PT em sua cidade”, explicou a secretária.

Gleide também lembrou que o Guia de Registro de Instâncias Partidárias traz as informações primordiais sobre a organização e estrutura do PT. “Além das regras do TSE, o guia também contém as regras do PT. É importante para o filiado saber que nós temos a paridade, cota para jovens e afrodescendentes, por exemplo”.

PT ainda mais forte em 2020

A secretária Nacional de Organização também lembrou que hoje o PT é o partido do Brasil com mais diretórios municipais e, por isso é necessária muita atenção dos dirigentes às regras do TSE e da sigla. “Hoje, todos os diretórios municipais precisam prestar contas, mesmo se não houver entrada e saída de recursos. O guia traz esse passo a passo para facilitar”, explica.

A secretária destacou, sobretudo, a importância do guia para o 7º Congresso do PT. O partido decidiu, em resolução, que a eleição das direções municipais e dos delegados e delegadas às etapas estaduais e nacional do 7º Congresso será realizada em todo o país no dia 8 de setembro de 2019, em votação direta pelos filiados e filiadas. “Todos os diretórios estaduais vão receber a versão impressa para enviarem aos diretórios municipais. Até o dia 8 de setembro, vamos rodar o país para criar o PT onde não existe e fortalecer onde já tem. Será uma preparação para as eleições internas do PT e também as eleições municipais”, explicou Gleide.

Para a secretária, a preparação para o pleito de 2020 é fundamental na luta e resistência contra os retrocessos do desgoverno Bolsonaro. “Precisamos incentivar a população a discutir também os problemas da sua cidade. É preciso que o povo olhe para a política do seu município, assim ele verá, por exemplo, que a reforma da Previdência é um ataque ao seu direito. O Brasil está com saudades do PT e por isso precisamos estar organizados em cada canto do país. Vamos começar pelo estado do Pará”, destacou Gleide Andrade.

Baixe aqui o Guia de Registro de Instâncias Partidárias

Da Redação da Agência PT de Notícias