PT é o partido com o maior número de diretórios do Brasil

Levantamento feito pelo G1 mostra ramificação do PT em todo país e caráter democrático do partido, maior legenda de esquerda da América Latina

Lula Marques

A ramificação do Partido dos Trabalhadores nos municípios do país é mais uma demonstração de reconhecimento do povo brasileiro pela atuação em defesa de um país mais justo e igualitário.  Um levantamento do portal G1 mostra que o PT é a agremiação brasileira com o maior número de diretórios permanentes. São 3.187. Além das 289 comissões provisórias.

A secretária Nacional de Organização, Gleide Andrade, avalia que os números mostram a força do partido em todo país. “Passamos pelo golpe contra uma presidenta eleita, pela prisão de Lula, pela eleição de um governo conservador, mas, mesmo com tudo e todos contra nós, conseguimos nos organizar em tantos municípios”, contextualiza.

Os números também ressaltam o caráter democrático do partido. Os mais de 3 mil diretórios correspondem a 91,7% dos núcleos do PT. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que esse nível de organização é mais descentralizado, já que os diretórios podem participar das eleições internas das agremiações.

Sobre isso, Gleide afirma que “um partido só pode se dizer democrático se tiver diretórios, pois essa é a maior expressão da democracia interna”. A secretária lembra ainda que essa sempre foi uma pauta importante para o partido, pois os diretórios são a ferramenta para as pessoas “organizem a vida política em suas cidades” de forma autônoma. “O partido não é moeda  de troca”, complementa.

PED

Ainda de acordo com Gleide, esse número é ainda maior e tende a crescer ainda mais. Isso porque o levantamento mostra apenas aqueles núcleos que já estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e existem muitos municípios onde os diretórios ainda não estão formalizados. Além disso, o PT está em processo de eleições internas e formação de novos diretórios municipais. Nesse sentido, a secretária convoca todos os filiados a participarem desse processo, fortalecendo o partido.

O chamado vai ao encontro da fala da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann. Ela ressalta que “a organização do PT em todo Brasil mostra seu vigor e enraizamento na sociedade brasileira. Com o Processos de Eleições Diretas (PED) aumentaremos ainda mais nossos diretórios e também nossa militância, que só vem crescendo”.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast