PT levou educação para o interior de Alagoas

No ensino superior, as matrículas em cursos superiores no estado mais que triplicaram, ainda foram criados seis novos câmpus universitários

Ricardo Stuckert

Lula com movimentos sociais em Alagoas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre teve o objetivo de melhorar a vida dos milhões de brasileiros e Alagoas foi um dos estados que viveu transformações durante os governos federais do PT. Lula implementou, por exemplo, programas de transferência de renda, acesso à educação e saúde e convivência com o semi-árido, que melhorou a vida dos alagoanos do campo e da cidade.

Os alagoanos de famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, foram muito beneficiados no Programa Água para Todos. Entre 2011 e 2016, o programa distribuiu 50.164 cisternas para consumo e 8.880 para produção em todo o estado, o que gerou a capacidade de armazenar aproximadamente um milhão de litros de água.

Os agricultores do estado foram os mais favorecidos com o programa. Geraldo Vicente dos Santos, agricultor do povoado de Lagoa D´Água, em Arapiraca, contou sobre as dificuldades na época que não tinha cisterna. “Era muita dificuldade de chegar água. Tinha tempo que faltava 5, 6, 15 dias, chegava um mês que faltava água. Agora todo mundo tem água para usar no consumo da casa, da roupa, e isso tudo foi através de Lula”.

Na educação, Lula e Dilma também promoveram uma transformação. No ensino superior, as matrículas em cursos superiores no estado mais que triplicaram: de 31,3 mil em 2002, passamos para 101,4 mil em 2015. O Prouni atendeu 13,4 mil alunos do ensino superior com bolsas de estudos e outros 32,2 mil foram beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

E ainda foram criados seis novos câmpus universitários, interiorizando os centros de ensino superior. O agreste alagoano tornou-se pólo universitário com os câmpus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca e Palmeira dos Índio. Também foram construídos novos câmpus em  Penedo, Viçosa, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

O número de matrículas na rede federal de ensino técnico cresceu quase cinco vezes, passando de 1.760 em 2002 para 8,5 mil em 2015. Além disso, o Pronatec garantiu vagas para 171,4 mil jovens alagoanos. Antes de Lula existiam apenas quatro escolas técnicas no estado. Com o PT, foram criadas 12 novas e mais a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Também a educação infantil recebeu atenção especial. O número de matrículas em creches mais que duplicou no estado: eram 9,8 mil em 2002 e passaram para 26,6 mil em 2015.

Por Lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast