PT participa do ‘Janelas pela Democracia’, com outros partidos de oposição

Junto com o PCdoB, outras cinco legendas da esquerda democrática – PV, PDT, PSB, Rede Sustentabilidade e Cidadania – estão pressionando pelo impeachment de Bolsonaro. A frente política fará uma live nesta terça, 14 de julho, às 19h30

Janelas pela Democracia

O PT participa, junto com as outras legendas de esquerda e da oposição democrática, da live Janelas pela Democracia, nesta terça-feira, às 19h30, pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.“O movimento é um passo importante que as forças de esquerda e organizações progressistas dão pelo impeachment do pior presidente que o Brasil já teve”, ressalta a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

“Bolsonaro vem impondo ao país o desmonte de políticas públicas essenciais e discurso ideológico do ódio. Para o bem do Brasil e do povo trabalhador, precisamos urgentemente frear esse caos com o impeachment e a aprovação da emenda constitucional para chamar novas eleições”, aponta Gleisi. O evento pode ser acompanhado pelo site Janelas pela Democracia.

O evento, que terá 60 minutos de duração, tem por objetivo dar voz à indignação dos brasileiros com os crimes e o apagão administrativo do atual governo, além de pressionar o Congresso a, com base na Constituição Federal, discutir o impeachment de Bolsonaro.  Até o momento, 48 pedidos de impedimento já foram encaminhados à Câmara Federal e se encontram paralisados. Por isso, o Janelas pela Democracia vai atuar para reforçar a pressão social até que o Congresso decida apreciar esses pedidos.

A primeira edição do Janelas pela Democracia, em 19 de maio último, foi promovida pelo PDT, PSB, PV, e Rede Sustentabilidade. Na segunda, em 18 de junho, o Cidadania se juntou ao grupo. Agora, dia 14/07, às 19h30, na terceira, PC do B e PT complementam a constelação.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann: “O movimento Janelas pela Democracia é um passo importante que as forças de esquerda e organizações progressistas dão pelo impeachment do pior presidente que o Brasil já teve”

Atos serão quinzenais

Também a partir desta data, as lives passam a ser quinzenais, com o objetivo de intensificar a propagação desta ideia e aumentar a pressão dos brasileiros pelo respeito à Constituição, às instituições democráticas e também à vida, ameaçada pelas ações destrambelhadas deste governo.  O formato das edições anteriores permanece, com a participação de presidentes e líderes dos sete partidos. O evento será ancorado pelo jornalista Fábio Pannunzio, da TV Democracia.

“Para o PCdoB é muito importante unirmos forças nesse momento em que o Brasil vive, sob o Governo Bolsonaro, o desmonte de políticas públicas estratégicas, de naufrágio na economia e de uma desvalorização sem precedentes na Educação e na Saúde. O ‘Janelas pela Democracia’ tem sido um instrumento de união e amplitude nessa luta imprescindível pelo Estado Democrático de Direito, pela liberdade de expressão e para dar um basta nesse governo antinacional e antipovo”, afirma Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB.  Duz Ciro Gomes, vice-presidente do PDT: “Temos três urgências, que são a razão da nossa luta: salvar vidas, preservar os empregos e proteger a democracia. Janelas pela Democracia está unindo o Brasil”.

“O Janelas Pela Democracia representa um consenso mínimo sobre valores fundamentais que deveriam – e devem – unir, da esquerda à direita, os conservadores, liberais, social-democratas, religiosos ou não, artistas, empresários, trabalhadores, enfim, todos os que consideram as liberdades, os direitos e os deveres constitucionais as bases para a convivência em sociedade. Só nas democracias as pessoas são livres pra amar, empreender, ascender socialmente, professar a sua fé, cobrar do Estado os seus direitos. Somos todos diferentes, mas aceitamos as regras do jogo democrático. Ninguém precisa compartilhar a mesmíssima visão de mundo para entender o outro como sujeito de direitos. E é disso que se trata: reagir a um projeto de poder que desumaniza extratos relevantes da população, falseia a verdade, degrada as nossas instituições, desmoraliza a imagem internacional do país, fomenta o dissenso e até o ódio. De oferecer a vida e não a morte como caminho para um país mais justo, menos desigual e mais ético. Construir em vez de destruir como faz o inepto e obscurantista”, afirma Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania.

“O Janelas pela Democracia é um movimento fundamental não apenas para reafirmar o papel dos partidos na defesa da democracia, mas sobretudo porque propõe a formação de uma frente política e social capaz de intensificar a pressão sobre as instituições para conter o ímpeto autoritário do presidente Bolsonaro”, diz Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.

“A defesa da democracia motivou a união de vários partidos. É imprescindível afastar as tentações totalitárias tantas vezes propagadas pelo presidente, filhos, adeptos e os fanáticos das redes sociais imundas. Saímos não faz muito tempo de uma longa ditadura, em que direitos básicos eram suprimidos e a tortura, prática do Estado. Defender a democracia é essencial para preservar as nossas florestas, nossas águas, nossa fauna… É preservar a cultura, a arte, nossos artistas, nossa gente. O movimento Janelas pela Democracia é um grito pela vida”, afirma José Luiz Penna, presidente nacional do Partido Verde.

“O Janelas pela Democracia é um dos espaços democráticos mais importantes construídos pela sociedade neste momento da História do país. Não é apenas espaço dos partidos políticos, mas de todos democratas que entendem ser necessária uma atitude de resistência aos desmandos do governo Bolsonaro e a construção de alternativas políticas para esta triste realidade. Neste momento a defesa da vida, da democracia, da reconstrução econômica e contra o desmatamento da Amazônia são tarefas de todos aqueles que amam o nosso Brasil”, destacam os porta-vozes da Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo e Laís Garcia.

Sobre Janelas pela Democracia

O movimento Janelas pela Democracia nasceu em maio de 2020 com o propósito de articular uma frente política dos partidos de esquerda em direção ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A frente, inicialmente foi composta pelos partidos PDT, PSB, PV e Rede Sustentabilidade. Cidadania, PC do B e PT integraram-se ao bloco a seguir. Acompanhe o movimento pelo site http://www.janelaspelademocracia.com.br.