PT pedirá investigação sobre delegado autor de “laudo paralelo”

Suspeita é que o delegado da Polícia Federal Felipe de Alcântara de Barros Leal cometeu prevaricação para proteger procuradores da Lava Jato. Delegado produziu “laudo paralelo” sobre as mensagens da Operação Spoofing

Site do PT

Lava Jato colaborou com o FBI contra Lula e os interesses do país

O Partido dos Trabalhadores pedirá ao Ministério Público Federal (MPF) que se investigue o delegado da Polícia Federal Felipe de Alcântara de Barros Leal, por possível cometimento de prevaricação, ou seja, crime praticado por servidor público contra a Administração Pública.

O delegado é autor do requerimento de um “laudo paralelo” sobre as mensagens de celular apreendidas pela Polícia Federal na Operação Spoofing, que prendeu o hacker Walter Delgatti Neto. Essas mensagens revelaram como os procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro participaram de um conluio para condenar o presidente Lula injustamente.

De acordo com a presidenta nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), ao pedir a confecção de um novo laudo, mesmo após a PF atestar a integridade dos diálogos, Barros Leal promoveu ato de ofício a fim de satisfazer interesses pessoais, em vez de cumprir com lealdade a missão que lhe foi atribuída.

Segundo o site Conjur, o delegado se uniu ao subprocurador-geral da República José Adonis Callou para desobedecer a uma portaria da Procuradoria-Geral da República. O PGR, Augusto Aras, havia determinado que Adonis Callou conduzisse “investigação da conduta de membros do Ministério Público Federal, na prática de infrações penais” no contexto dos diálogos que vieram a público.

Callou, porém, em vez de investigar a conduta de seus pares, encomendou o laudo, que acabou requerido a peritos por Barros Leal. Em razão desses fatos, o delegado foi afastado pela Polícia Federal do comando do setor de Serviço de Inquéritos (Sinq).

Da Redação, com informações do Conjur

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast