PT potencializa integração regional com instâncias do Sul e Sudeste

3ª etapa dos Seminários Regionais do PT reunirá dirigentes, parlamentares e lideranças petistas. Objetivo é criar um espaço de integração regional

Site do PT

No próximo sábado (27), o PT realiza a terceira etapa dos Seminários Regionais dentro do Plano de Ação aprovado pela Comissão Executiva Nacional para este ano. O terceiro evento por videoconferência – que começa às 9:30h e termina às 17 horas – abrange as regiões Sul e Sudeste, que contará com a participação de representantes petistas de sete estados.

Participam do seminário os membros do Diretório Nacional filiados na região, membros das Comissões Executivas Estaduais, secretários/as setoriais e Estaduais (com assento na CEE) e governadores/a, senadores, deputados/as federais e estaduais.

De acordo com a Secretaria Nacional de Organização do PT, as etapas anteriores dos Seminários Regionais, que abrangeram os estados das regiões Norte e Centro Oeste, no dia 27 de fevereiro, e Nordeste, no dia 13 de março, contaram com a presença de mais de 600 participantes, entre lideranças nacionais, parlamentares, membros das Executivas Estaduais e dirigentes dos setoriais.

O objetivo central dos Seminários Regionais, é pensar a ação partidária de maneira regionalizada, buscando estreitar a relação entre as instâncias nacional e estaduais, considerando as diferentes identidades socioeconômicas, culturais e territoriais. Também são organizados grupos de discussão envolvendo o público alvo de cada seminário, criando um espaço permanente de integração regional.

A direção nacional do PT pretende com a realização desses eventos regionais “criar um espaço de escuta para identificar e entender as dificuldades e especificidades locais e refletir coletivamente sobre as soluções, pautas e ações específicas, que possam dialogar melhor com a realidade de cada região”.

Seminário inclui mesa sobre pandemia e vacinação

Além do formato já utilizado nas etapas anteriores, a programação do seminário das regiões Sul e Sudeste terá também uma mesa específica sobre o tema da pandemia no Brasil e a campanha “Vacina para Todos Já”. As exposições dos participantes serão feitas durante a realização da Mesa 2, que ocorrerá a partir das 10:15hs.

A mesa contará com a presença do governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste; dos ex-ministros da Saúde, Arthur Chioro e Alexandre Padilha: dos prefeitos Edinho Silva, de Araraquara/SP, Fabiano Horta, de Maricá/RJ e Margarida Salomão, de Juiz de Fora/MG. O debate será conduzido pela coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz.

Confira a programação completa

Mesa 19:30hs – Conjuntura – Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil

Paulo Teixeira – Deputado Federal e Secretário Geral do PT

Gleisi Hoffmann – Presidenta Nacional do PT

Fernando Haddad – Presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo

Aloizio Mercadante – Presidente da Fundação Perseu Abramo

Mesa 210:15hs – A Pandemia no Brasil e a Campanha “Vacina Para Todos, Já”

Eliane Cruz – Coordenadora do Setorial Nacional de Saúde (Coordenação da Mesa)

Arthur Chioro – Ex-Ministro e Coordenador do Nepp Saúde)

Alexandre Padilha – Ex-Ministro e Deputado Federal

Wellington Dias Governador do Piauí e Presidente do Consórcio Nordeste

Edinho Silva Prefeito de Araraquara

Margarida Salomão Prefeita de Juiz de Fora

Fabiano Horta Prefeito de Maricá

Mesa 3
11:00hs – Preparar o PT para as eleições de 2022

José Guimarães – Deputado Federal e Vice-Presidente do PT (Coordenação da Mesa)

Presidentes dos Diretórios Estaduais fazem intervenção política sobre a situação no Estado

• Avaliação do Governo Estadual
  • Principais Candidaturas para Governo e Senado e seus possíveis apoios
  • Avaliação sobre possíveis Candidaturas do PT para Governo e Senado
  • Construção das chapas proporcionais para 2022

Apresentação de formulário de acompanhamento eleitoral e Candidate-se
    Marcio Macedo
    – Vice Presidente Nacional do PT e responsável pela Campanha “Direitos Políticos para Lula”

Intervenções do plenário, intercalando com falas dos deputados/as e dirigentes nacionais e secretários setoriais.

14:00hs – intervalo

Mesa 415:00hs – Organização Partidária – Inovação e ação partidária nos territórios e preparação dos Encontros das Secretarias, dos Setoriais e do Congresso da Juventude

• Sonia Braga – Secretária Nacional de Organização
  • Joaquim Soriano – Secretário Nacional de Assuntos Institucionais