PT quer PF e MP na investigação do assassinato de Marielle

Deputados solicitaram, nesta quinta-feira (15) à Procuradoria-geral da República solicitação para que o caso seja federalizado

Foto: João Pedro Wernerck

Ato na Câmara muicipal do Rio, Ceilândia, em homenagem a Marielle

Os deputados Wadih Damous (PT-RJ), Erika Kokay (PT-DF) e Paulão (PT-AL) encaminharam hoje (15) à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pedido para que sejam federalizadas, a cargo da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, mortos na noite de quarta-feira no centro do Rio de Janeiro.

Quinta vereadora com mais votos no Rio, a socióloga foi assassinada com 4 tiros na cabeça em seu próprio carro, após denunciar ações truculentas da Polícia Militar. Marielle era relatora da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a atuação das tropas na intervenção federal na área de segurança do Rio.

Os três deputados petistas observaram no documento encaminha a Dodge que a vereadora vinha denunciando vários abusos policiais contra moradores de bairros e comunidades pobres, sendo possível, portanto, que haja policiais envolvidos em sua execução. O possível envolvimento de policiais no crime e o fato de o sistema de segurança no Rio de Janeiro estar sob intervenção federal “podem ensejar grandes dificuldades ao trabalho de investigação”, daí a necessidade de atuação da PF e do MP na apuração do caso, explicam os parlamentares.

Wadih, Erika e Paulão argumentam que o assassinato é um fato de “extrema gravidade” que exige uma investigação “séria, desapaixonada e célere”, para a identificação dos autores e sua punição.

Por iniciativa do PSOL, PT e PCdoB, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu criar hoje uma comissão externa da Casa formada por parlamentares para acompanhar de perto as investigações sobre o assassinatos de Marielle e Anderson.

“Eu autorizei [a comissão externa]. Acho que é importante a Câmara participar também já que foi um assassinato brutal de uma parlamentar, municipal, mas uma parlamentar”, afirmou Maia após a sessão solene no plenário da Câmara em homenagem à vereadora solicitada pelo PT, PSOL e PCdoB.

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast