PT reúne lideranças do NE para debater conjuntura e organização

Segunda etapa dos seminários que ocorre no próximo sábado, 13 de março, abrange a região Nordeste e vai debater a conjuntura, cenários políticos estaduais, possíveis candidaturas do partido aos governos e Senado, além da construção das chapas proporcionais para 2022 e também a respeito da própria organização partidária.

Site do PT

No próximo sábado (13), o PT realiza a segunda etapa dos Seminários Regionais dentro do Plano de Ação aprovado pela Comissão Executiva Nacional para este ano. O segundo evento por videoconferência – que começa às 9:30h e termina às 17 horas – abrange a região Nordeste, que contará com a participação de representantes petistas de nove estados.

Segundo a Secretaria Nacional de Organização do PT, a primeira etapa dos Seminários Regionais, realizada no dia 27 de fevereiro e que abrangeu as regiões Norte e Centro Oeste, contou com a presença de mais de 200 participantes, entre parlamentares, membros das Executivas Estaduais e dirigentes dos setoriais.

O objetivo central dos Seminários Regionais é pensar a ação partidária de maneira regionalizada, buscando estreitar a relação entre as instâncias nacional e estaduais, considerando as diferentes identidades socioeconômicas, culturais e territoriais. Também são organizados grupos de discussão envolvendo o público alvo de cada seminário, criando um espaço permanente de integração regional.

A expectativa da direção nacional do PT com a realização dos Seminários Regionais é a de “criar um espaço de escuta para identificar e entender as dificuldades e especificidades locais e refletir coletivamente sobre as soluções, pautas e ações específicas, que possam dialogar melhor com a realidade de cada região”, conforme o texto de abertura da convocatória para as direções estaduais.

Participam do seminário os membros do Diretório Nacional filiados na região, membros das Comissões Executivas Estaduais, secretários/as setoriais e Estaduais (com assento na CEE) e governadores/a, senadores, deputados/as federais e estaduais.

Programação do Seminário Região Nordeste

Na parte da manhã do Seminário, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro de Educação e presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo, Fernando Haddad, participaram  da mesa sobre Conjuntura, onde será abordado o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil e a preparação do PT para as eleições de 2022. Também haverá intervenções dos governadores petistas dos estados da região para debater a conjuntura. A mesa será coordenada pelo secretário geral do PT, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Durante o debate, os presidentes estaduais também farão intervenções a respeito do cenário político de cada estado das regiões com avaliação de governos e também sobre as possíveis candidaturas do partido ao governo e Senado, apoios e construção das chapas proporcionais para 2022.

À tarde, o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, apresenta o formulário de acompanhamento eleitoral e Candidate-se 2022.

Já a mesa sobre Organização Partidária – Inovação e ação partidária nos territórios e preparação dos Encontros das Secretarias, dos Setoriais e do Congresso da Juventude, contará com a participação de Sonia Braga, secretária nacional de Organização; Vera Lúcia, secretária de Movimentos Populares; Maria do Rosário, secretaria nacional de Formação; Joaquim Soriano, secretário nacional de Assuntos Institucionais e de Gilberto Carvalho, diretor da Escola de Formação.

Da Redação, com SORG/PT