PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar

Conferência organizada pela SNAI em plataforma virtual pretende retomar o Fórum Nacional de Prefeitas e Prefeitos e debater governabilidade com os petistas eleitos/as em 2020, segundo o secretário Joaquim Soriano. O evento contará com a participação do ex-presidente Lula, da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do governador do Piauí, Wellington Dias e de Fernando Haddad, além de outras lideranças e parlamentares petistas

Site do PT

PT debate políticas para novas administrações

O PT realiza a partir desta quinta-feira (10) até o sábado (12) a Conferência Nacional de Prefeitas, Prefeitos e Vices que foram eleitas/os ou releitas/os nas eleições municipais de 2020. A organização da conferência que será virtual, por meio da plataforma Zoom, está sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT (SNAI).

O evento contará com a participação do ex-presidente Lula, da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do governador do Piauí, Wellington Dias e de Fernando Haddad, além de outras lideranças e parlamentares petistas.

De acordo com Joaquim Soriano, titular da SNAI, a secretaria pretende com esta Conferência retomar o Fórum Nacional de Prefeitos e Prefeitas do PT  e atualizar o “Modo Petista de Governar”.

“A SNAI inaugura com esta conferência e propõe para os prefeitos e prefeitas eleitos e os vices a continuidade, com nova composição, por óbvio, do Forum Nacional dos Prefeitos e Prefeitas do PT. A SNAI quer, junto com demais Secretarias do PT, dar todo o apoio às novas administrações petistas. Além disso, vamos retomar e atualizar o ‘Modo Petista de Governar’”, afirma o secretário Soriano.

Sobre os novos desafios e dificuldades que as prefeitas e prefeitos terão pela frente em suas respectivas cidades após assumirem os cargos a partir de janeiro de 2021, Soriano coloca como principais os efeitos da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 e a crise econômica agravada em quase dois anos de governo Bolsonaro.

“As maiores dificuldades são exatamente as advindas da crise sanitária e da crise econômica que atinge o país. E o maior responsável pelo agravamento destas crises é o governo Bolsonaro. Portanto, precisamos dar continuidade à nossa luta pelo fim do governo Bolsonaro e de suas políticas, mas ao mesmo tempo utilizar da nossa máxima inteligência coletiva para desde os municípios , com participação popular, retomar a potência do campo democrático e popular para derrotar a direita e voltar a governar o país”, enfatiza ele.

Programação da Conferência

Segundo a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT, a Conferência terá três mesas de debates que acontecerão sempre das 10 às 13 horas durante os três dias seguidos.

A Mesa 1 nesta quinta-feira (10) tem como tema Em que contexto iremos governar?” , e contará com a participação de Lula, Gleisi Hoffmann e de três prefeitos/as eleitas.

Articulação e atuação regional e nacional dos prefeitos/as será a temática da Mesa 2, que ocorre na sexta-feira (11)  e terá como participantes prefeitos e prefeitas eleitas, além da ex-senadora  e ex-ministra Ideli Salvatti e de Eduardo Tadeu, diretor executivo da Associação Brasileira de Municípios e ex prefeito de Várzea Paulista.

E no sábado (12), a Mesa 3 terá como tema Como iremos governar as cidades?” que terá também a participação de prefeitos e prefeitas eleitas, além do governador do Piauí, Welington Dias e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast