PT: solidariedade e apoio à luta de Deyvid Bacelar e da FUP

A perseguição ao coordenador da FUP pela direção da Petrobras é mais uma faceta da politica de desmonte da empresa que, após o golpe de Estado em 2016, aposta na privatização de ativos e alinhamento internacional dos preços

Site do PT

Lula inocente

O Partido dos Trabalhadores presta ampla e total solidariedade ao líder sindical dos petroleiros  Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), alvo de perseguição política por parte da Petrobras.

Mesmo estando no exercício legal de seu mandato,  o dirigente sindical foi punido por sua luta contra a privatização da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) e em defesa dos direitos dos trabalhadores.

A punição “disciplinar” contra Deyvid Bacelar foi tomada no último dia 5 de abril pela gestão do presidente Roberto Castello Branco que, “às vésperas de deixar o comando da empresa, tenta intimidar os trabalhadores com sucessivas práticas antissindicais”.

A medida é mais uma faceta da politica de desmonte da Petrobras que, após o golpe de Estado em 2016, enveredou pelo descaminho da desnacionalização de ativos, de alinhamento à política de preços internacionais e da perseguição aos trabalhadores.

A perseguição ao líder dos petroleiros afronta a Convenção 135 da OIT, que garante proteção à ação sindical, também ratificada pelo Brasil, assim como violenta a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O PT se soma à FUP que, em nota, exige respeito à liberdade sindical e reafirma disposição de jamais deixar de lutar para reverter as privatizações do Sistema Petrobras e denunciar o processo viciado, suspeito e imoral em curso.

Brasília, 10 de abril de 2021.

Gleisi Hoffman, presidenta do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast