PT Solidário arrecada alimentos em todo o país no próximo sábado, 16

No Dia Mundial da Alimentação, campanha de solidariedade é uma ação permanente para ajudar milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome

No próximo sábado, dia em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, o PT Solidário vai arrecadar alimentos em todas as regiões do país para ajudar milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome.

Com a volta do país ao Mapa da Fome, a situação é grave. Conforme a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 19 milhões de pessoas passam fome e mais da metade dos lares brasileiros está em situação de insegurança alimentar.

O Partido dos Trabalhadores lançou a campanha de solidariedade em 31 de março. A iniciativa de arrecadação de alimentos é permanente e as doações são arrecadadas pelos Diretórios Municipais do Partido dos Trabalhadores, Comitês Lula Livre e outros pontos de coleta e entregues a entidades solidárias, que fazem a distribuição às famílias carentes em todas as regiões do país.

Dia Mundial da Alimentação

Criada em 1981, a data corresponde à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Atualmente é celebrada em mais de 150 países.

O dia 16 de outubro é um momento de conscientização sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

O Mapa da Fome é um levantamento feito e publicado pela ONU sobre a situação global de carência alimentar. Um país entra nesse levantamento quando a subalimentação afeta 5% ou mais de sua população.

Absorventes

Em parceria com a Secretaria de Mulheres do PT, a mobilização do PT Solidário também vai recolher absorventes para enfrentar a pobreza menstrual, uma situação que atinge milhões de mulheres em todo o país. Os absorventes serão distribuídos para mulheres em situação de rua e vulnerabilidade social.

Os diretórios estaduais podem contribuir com a mobilização e organização nos municípios mapeando os pontos de coletas no estado e enviando a lista de endereços para o email [email protected]. Vídeos e fotos das ações municipais nos pontos de coleta podem ser enviados para o mesmo endereço eletrônico.