Eleições 2020: PT terá número recorde de pré-candidaturas LGBTQI+

Partido deverá ter maior número de pré-candidaturas LGBTQI+ do país, com 494 proporcionais e 17 majoritárias

Site do PT

As eleições de 2020 prometem ser tomadas pelo debate político sob o símbolo do arco-íris. De acordo com levantamento da secretaria, somente no PT as pré-candidaturas de LGBTQI+ serão 511 no total. O avanço se dá após a última eleição ter sido constatado um aumento expressivo do conservadorismo.

“Nessas eleições, o PT terá várias candidaturas LGBT, fruto do trabalho da Secretaria Nacional LGBT, que pautou a luta pelo respeito, contra a discriminação, dando voz a esses companheiros e companheiras”, afirma Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT.

De acordo com Janaina Oliveira, secretária nacional LGBT do PT, o partido vem investindo na pauta após a criação da secretaria temática, que antes era apenas um setorial e para além das candidaturas específicas as demais campanhas estão orientadas a pautarem a promoção da cidadania e o enfrentamento da violência contra a população LGBTQI+.

Os dados da secretaria demonstram que ate agora já somam 511 pré-candidaturas, 494 para o legislativo e 17 para executivos municipais. Candidaturas a vereança são 400 de pessoas cisgêneras (lésbicas, gays e bissexuais) e 94 pré-candidaturas transgêneras e 199 pré candidatas à vereança são do sexo feminino.

Janaína Oliveira, secretária nacional LGBT/PT

Na disputa a prefeitura, das 17 pessoas, quatro são femininas e quatro são vices em chapas majoritárias. Uma dessas pré-candidaturas é a da professora Célia Tavares, ex-candidata ao Senado nas eleições de 2018, quando obteve 164.845 votos e hoje concorre à Prefeitura de Cariacica (ES).

Janaina analisa que o PT deve ser o partido com mais candidaturas LGBTQI+ no Brasil, o que demonstra que a pauta tem avançado no debate interno partidário.

“Estamos preparando nossas candidaturas com formação política e debates internos, além de discutir com o conjunto do partido sobre a defesa dos nossos direitos, as nossas pré-candidaturas também debatem diversos temas, pois acreditamos na política de forma transversalizada”, enfatiza ela.

Secretaria Nacional LGBTQI+ / PT