Quaquá: Lula varre Rio de esperança em momento de descrédito

Presidente do PT-RJ comenta a crise que atravessa o estado, o desmonte da cadeia do petroleo e a Lava Jato no momento em que chega a caravana Lula pelo Brasil

Reprodução

Washington Quaquá com Lula

À luz do momento delicado e extramente crítico que atravessa hoje o estado do Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula desembarca com sua caravana como um sinal de que só há saída para a crise se houver projeto de desenvolvimento.

‘Lula terá um choque no Rio. Onde tinha desenvolvimento, não tem mais emprego. Na época de Lula, existia um projeto de desenvolvimento. Hoje, as prefeituras estão com o pires na mão. O projeto de Estado foi jogado fora pela Lava Jato e pelo governo golpista”, explica o presidente do PT fluminense, Washington Quaquá.

“O Rio vive hoje um momento bastante dramático, extremo, porque a crise que afeta todo o Brasil afeta o estado de forma brutal”, afirma o ex-prefeito de Maricá. 

“A Lava Jato desmontou a Petrobras e a indústria da construção naval brasileira. Depois da ida do Temer para o governo, com o golpe, as políticas de desenvolvimento nacional que tinham centralidade no petróleo foram afetadas brutalmente. Cerca de 70% da economia carioca era baseada na cadeia do petroleo e a indústria naval.”

Não é acaso que as coisas tenham chegado ao ponto em que se encontram. “A crise social, o desemprego e a violência estão diretamente ligados à Lava Jato e ao desmonte que o Judiciário fez na economia brasileira.”

É por isso que, avalia, a chegada de Lula mostra-se tão importante. “Essa passagem será um sopro de esperança, porque o Brasil só verá saída para a crise se tiver um projeto de desenvolvimento nacional para o país e para o Rio em consonância com as suas especificidades.”

“A passagem de Lula será a passagem da esperança que varrerá o Rio num momento de desesperança e descrédito”, completa Quaquá.

Lula chega ao estado do Rio de Janeiro na terceira etapa da caravana Lula pelo Brasil, que começou na segunda-feira pelo Espírito Santo e percorrerá ao longo da semana cidades da baixada fluminense até a capital. É mais uma iniciativa para conhecer a realidade local, conversar com as população e entender como os desmontes golpistas afetam suas vidas e realidades.

Para Quaquá, o modelo histórico de caravanas adotado por Lula são um grande acerto pois, para além de retomar uma tradição pessoal do ex-presidente de conhecer de perto todos os rincões do país, permite que ele tenha penetração junto ao povo de forma concreta exatamente num momento em que sofre ataques midiáticos diários.

“Ele tem sido atacado e vilipendiado por televisões com alcance brutal, mas as coisas que ele fez são concretas, e estar com as pessoas que são beneficiadas por suas políticas acende uma esperança. A gente só vai conseguir vencer essa sanha golpista dos bilionários do Brasil e do mundo com a esperança do povo.”

Os beneficiados pelas políticas de Lula no Rio de Janeiro não são poucos. Só dento do programa Bolsa Família, foram 80,5 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família, num total de 3,2 milhões de pessoas. Só no Luz para Todos, foram mais de 22 mil famílias, e um total de 223,1 mil moradias de Minha Casa, Minha Vida

Na área da Saúde, mais de mil equipes de saúde bucal atenderam pelo programa Brasil Sorridente, e 134 ambulâncias básicas compuseram o SAMU. Cerca de 2,5 milhões de pessoas em 75 municípios foram beneficiadas pelos 732 médicos do Mais Médicos, e 244 novas vagas foram criadas em cursos de medicina desde 2012 em seis municípios.

Medicamentos gratuitos, 3,4 milhões de pessoas foram beneficiadas por 2,4 mil farmácias da rede Aqui tem Farmácia Popular.

Educação, 485,8 mil matrículas de Pronatec, 117,1 mil bolsas de PROUNI e 135,1 mil contrados de FIES falam por si só. Além disso, foram cinco campus universitários e 23 novas escolas técnicas.

Mas ainda há muito a ser feito, como prova a atual crise que atravessa o estado. “A militância precisa levar ao Lula soluções para a questão da segurança pública, do jovem negro assassinado, da educação”, elenca Quaquá.

“O grande objetivo dessa caravana deve ser discutir o futuro da indústria naval, o pré-sal que está sendo entregue, o conteúdo naval que está indo embora, dando empregos em Singapura enquanto o povo do Rio está desempregado. E também a falta de obras do Minha Casa, Minha Vida, que também gera desemprego, violência. A segurança pública, a segregação social causada por esse projeto ultraliberal.”

‘Lula terá um choque no Rio. Onde tinha desenvolvimento, não tem mais emprego. Na época de Lula, existia um projeto de desenvolvimento. Hoje, as prefeituras estão com o pires na mão. O projeto de Estado foi jogado fora pela Lava Jato e pelo governo golpista.”

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Clarice Cardoso, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast