Que os horrores jamais sejam esquecidos e jamais se repitam, diz Dilma sobre o Holocausto

O ministro Jaques Wagner representou a presidenta em solenidade realizada pela Confederação Israelita do Brasil e pela Associação Cultural Israelita de Brasília (Acib)

Foto: Lula Marques/AGPT

A presidenta Dilma Rousseff divulgou mensagem, nesta quarta-feira (27), sobre o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Em mensagem lida pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, ela afirmou que manter viva a memória do Holocausto serve como alertas às gerações do presente e do futuro para o abismo moral causados pelo preconceito e pela intolerância.

“Unimo-nos na determinação de fazer com que os horrores do Holocausto jamais sejam esquecidos, jamais se repitam”, disse a presidenta, na mensagem.

O ministro Jaques Wagner representou a presidenta em solenidade realizada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e pela Associação Cultural Israelita de Brasília (Acib), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília (DF).

Leia a mensagem, na íntegra:

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto traz a todos nós a lembrança de uma das passagens mais aterradoras da história mundial. Neste 27 de janeiro, unimos nossos corações aos de todos aqueles que tiveram entes queridos submetidos à barbárie do SHOAH. Unimo-nos na determinação de fazer com que os horrores do Holocausto jamais sejam esquecidos, jamais se repitam.

Ao mantermos viva a memória do Holocausto, alertamos as gerações do presente e do futuro para o abismo moral em que nos precipitamos quando o preconceito torna-se a norma e a intolerância a prática. Mais importante, incentivamos o fortalecimento do compromisso com a difusão da solidariedade, harmonia e fraternidade entre todas as mulheres e todos os homens do mundo.

Nós, brasileiros, somos um povo marcado pela miscigenação e pela união de diferentes credos, hábitos e culturas. Sempre nos orgulhamos de sermos reconhecidos como acolhedores e tolerantes. Precisamos continuar promovendo estas características, mantendo-nos sempre vigilantes contra discursos de ódio, e engajados no combate à intolerância e a todo e qualquer tipo de discriminação.

Neste Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, saúdo todos os defensores da universalidade dos direitos humanos. Temos todos a tarefa de reafirmar cotidianamente o valor da convivência pacífica entre os povos”

Da Redação da Agência PT de Notícias