Quem fala em tarifaço de energia está mal intencionado, diz Dilma

Presidenta comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e destacou ações do governo voltadas para esse público

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, conversou com jornalistas no Palácio do Alvorada neste domingo (21) e refutou a necessidade de um tarifaço de energia no próximo ano. Para Dilma, a inflação voltará aos limites da meta até o fim do ano.

Ela destacou que a alteração registrada na taxa da inflação se deve ao aumento das contas de energia, por conta do acionamento das usinas térmicas, que garantiram o fornecimento de eletricidade durante o período de seca.

“Sabemos que a inflação tenderá ao centro da meta a partir de novembro, dezembro. Essa é a expectativa no mercado. Porque nessa taxa deve-se aos aumentos no preço da energia decorrentes da seca”, disse.

A presidenta ainda lembrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Dilma listou medidas tomadas pelo governo federal que fazem parte Programa Viver Sem Limite. As pessoas atendidas têm prioridade, por exemplo, no Minha Casa Minha Vida e recebe unidades habitacionais adaptadas.

“Eliminar as barreiras e garantir direitos e oportunidades para pessoas com deficiência é a base”, afirmou.

“No caso da educação, a parceria com APAEs são responsáveis por 23% das matriculas de pessoas com deficiência”, lembrou.

SEgundo ela, desde 2011 foram repassados cerca de R$ 6 bilhões para atenção à educação desse público.

Em escolas públicas, foram 648 mil matrículas, com recursos para adaptação de 25 mil escolas, além da compra de 1,4 mil veículos adaptados para quase 1 mil municípios. Na saúde, segundo Dilma, foram criados 102 centros especializados de reabilitação, com veículos acessíveis e 460 centros odontológicos adaptados.

“Além disso, criamos linha especial de microcrédito para as pessoas poderem comprar equipamentos com juros subsidiadíssimos”, lembrou.

Dilma também falou sobre moradias adaptadas no programa Minha Casa Minha Vida. “Hoje, são quase 925 mil moradias adaptadas que estão sendo uma parte construída, outra parte já entregue para pessoas com deficiência”, destacou.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast