Racismo: Benedita da Silva registra queixa contra usuário do Facebook

Na denúncia, feita na segunda-feira (31) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), ela acusa o agressor pelos crimes de racismo, injúria e difamação racial.

Arquivo pessoal

Benedita da Silva ao lado dos advogados exibe o registro da queixa

A deputada federal e pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT-RJ) registrou um boletim de ocorrência nesta segunda-feira (31), após ser vítima de ofensas racistas no Facebook.

Um usuário postou uma série de insultos direcionados à parlamentar por ela ter sido a responsável pela consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou ao fatiamento proporcional do fundo eleitoral entre candidatos brancos e negros a partir de 2022.

Na denúncia, que foi feita na segunda-feira (31) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), Centro do Rio, ela acusa o usuário pelos crimes de racismo, injúria e difamação racial. O suspeito é um homem que se apresenta como “administrador especialista em gestão de pessoas” e morador de Belém (PA).

Na postagem, o usuário dispara diversas ofensas a Benedita relacionadas ao seu gênero e sua raça. Menciona termos como “negra idiota” e “preta ridícula”. Ele menciona os quilombolas de maneira pejorativa e afirma que as cotas eleitorais vão “inviabilizar os partidos”.

“É lamentável que ainda tenhamos episódios assim, mas continuarei lutando, como sempre fiz em toda a minha vida. Não vão me calar jamais, pois racistas não passarão!”, afirmou Benedita da Silva.

Benedita da Silva esteve na DECREDI acompanhada do advogado Rodrigo Mondego, da secretária de Combate ao Racismo do PT, Neide Jane, do presidente do PT Carioca, Tiago Santana, e do advogado e secretário estadual da Juventude do PT, Saulo Fernandes.

Da Redação, com assessoria parlamentar

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast