Recife tem rua em homenagem ao Partido dos Trabalhadores

Comunidade Chico Mendes resolveu homenagear o partido que sempre esteve ao lado do povo em suas lutas por direito à terra, moradia e dignidade

O Recife (PE) tem muitas particularidades. A Veneza Brasileira, terra do frevo e de revoluções democráticas tem uma rua chamada “Partido dos Trabalhadores”.

Situada no bairro do Caçote, na zona sudoeste da cidade, a Rua Partido dos Trabalhadores fica no coração da Comunidade Chico Mendes, uma antiga ocupação do início da década de 90. E a rua recebeu esse nome justamente pela histórica relação entre o PT e a comunidade.

Foi que lá nos idos de 1991, um grupo de pessoas começou a ocupar o terreno de um antigo sítio, que depois sediou a Radiobras e chegou até a ser um lixão, no fim da década de 70.

Quem conta a história de Chico Mendes é Joselita Santos, de 55 anos, uma das fundadoras da comunidade. “Quando a gente chegou aqui, não tinha nenhuma casa. A gente levantava um barraco, a polícia derrubava”, relata a agente comunitária de saúde.

Foi aí que começaram a chegar algumas entidades, como Justiça e Paz, Etapas, Fases, Central Única dos Trabalhadores (CUT). “E também o pessoal do PT. João Paulo, Paulo Rubem, Humberto Costa. Quando nós ocupamos aqui, tivemos apoio integral do PT, único partido que entrou aqui para apoiar e reforçar a nossa luta”, enfatiza.

João Paulo a quem Joselita se refere é o atual candidato do PT a prefeito do Recife, que, na época, era deputado estadual. “João Paulo sempre esteve aqui com Chico Mendes e também com outras ocupações”, conta a moradora.

Foi em uma dessas lutas por moradia do povo pobre do Recife, mais especificamente em Sítio Grande, comunidade não muito longe de Chico Mendes, que o petista foi agredido pela Polícia Militar e teve três costelas quebradas e um dos pulmões perfurado.

Ruas de luta

O apoio das entidades foi retribuído nos nomes das ruas. “Aí quando foi pra planear e lotear, a gente pensou: tem que colocar nomes nas ruas. E a gente teve tanto apoio de tantas entidades que a comunidade teve a ideia de homenagear essas entidades que nos ajudaram a conquistar essa comunidade e a ficar aqui”, afirma Joselita.

E assim surgiu a Rua Partido dos Trabalhadores, a Rua Sindicato dos Vigilantes, a Rua Sem Terra PE, a Rua Etapas, a Avenida Justiça e Paz.

rua-pt-recifeJoselita lembra, ainda, que nunca se interessou por política antes da ocupação e achava que partidos e políticos eram “todos iguais”. Até conhecer o PT. “A gente conheceu o PT e ficou simpatizando com o partido, porque estava sempre aqui com a gente, apoiando. Eles sempre continuaram o apoio aqui, nunca se afastaram”, destaca.

Hoje, Joselita fala com orgulho: “Moro aqui na Rua Partido dos Trabalhadores e tenho muito orgulho de votar em João Paulo”.

O que João Paulo fez por Chico Mendes

Mas a história de João Paulo com Chico Mendes não para por aí. Quando foi prefeito do Recife, a partir de 2001, o petista não esqueceu a comunidade.

Com ele, Chico Mendes ganhou uma escola municipal, teve sete ruas calçadas e pavimentadas, e finalmente viu funcionar a creche, deixada inacabada anos antes. “Quando João Paulo ganhou a eleição, a creche tinha só as paredes levantadas, sem acabamento. E sem funcionar. Aí a gestão adotou a creche, terminou a obra e começou a funcionar”, relembra Joselita.

Como tudo nessa comunidade, as coisas são decidida por todos. Com a escola municipal não foi diferente. A agente comunitária de saúde conta que a construção da unidade de ensino na área foi escolha pelos moradores.

“Foi escolhida pela população através do Orçamento Participativo. A gente escolheu tudo, até o local onde seria a escola. Foi do jeito que a gente queria. E isso só aconteceu com João Paulo”, destaca.

Atualmente, a comunidade Chico Mendes se sente abandonada pela Prefeitura, com essa gestão do PSB. “Agora não é mais assim. A gente não consegue nem mais uma limpeza e canaleta”, desabafa.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias