Resolução do 5º Congresso decide ampliar canais de comunicação do PT

Para não ficar à mercê da grande mídia, o partido vai criar jornais impressos regionais, espaço de interatividade na internet e até uma TV online. A proposta foi apresentada durante o 5º Congresso Nacional do PT

A Resolução sobre Comunicação aprovada no 5º Congresso Nacional do PT revela a intenção do partido de ampliar e fortalecer os canais de diálogo entre os petistas, militantes e simpatizantes. A intenção é oferecer um contraponto ao conteúdo difundido pela grande mídia.

Apresentar uma versão atualizada e verdadeira dos fatos ao público, difundir ideias e compartilhar informações sem mascarar o conteúdo, estão entre os propósitos do PT com os novos canais de comunicação.

Por meio de jornais regionais impressos, ferramentas da web e até uma TV online, a sigla quer unir petistas, militantes e simpatizantes com o objetivo de tornar a mídia mais democrática.

Para viabilizar a proposta e colocá-la em execução, o vice-presidente do PT e coordenador de mídias sociais da legenda, Alberto Cantalice, revela que “haverá uma reunião com todos os diretórios do partido, onde será feito um planejamento das ações midiáticas”.

A resolução sobre comunicação do PT prevê, por exemplo, que todo diretório estadual, das capitais e de cidades acima de 100 mil eleitores estejam conectados em rede com o diretório nacional, via mala de e-mails, facebooks, twitters, whatsaps e telegrans – as duas últimas, ferramentas de troca de mensagens.

Juventude – O documento ressalta ainda a necessidade de tornar a comunicação acessível aos mais jovens, por meio da criação de conteúdos que atendam aos anseios da juventude. Dessa forma, será possível aumentar a participação deste segmento que contribuiu para o debate de novas políticas públicas.

“Vamos trazer os jovens para o diálogo político. Queremos escutar a juventude. Com a ampliação dos canais de comunicação vamos fortalecer a nossa pauta ideológica”, explica Cantalice.

Segundo ele, hoje 65% das pessoas que buscam informações pela internet têm menos de 35 anos. “É um público que vem crescendo”, afirma.

Os frequentes ataques da grande mídia ao PT corroboram para o fortalecimento do diálogo interno. Durante o 5º Congresso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas aos que tentam desabonar o partido e reforçou que a sigla é resistente.

“Nesse mês de junho, completam-se dez anos que a imprensa brasileira começou a decretar a morte do PT”, disse. “Estamos vivos, de cabeça erguida, na perspectiva de construir um país muito melhor”, declarou Lula na ocasião.

De acordo com Cantalice, os novos canais de comunicação ajudarão o partido a enfrentar o monopólio de grandes grupos de mídia no Brasil.

“É uma solução  apresentada pelo PT para desmascarar os factoides apresentados pela mídia manipuladora”, defende.

Confira a íntegra da Resolução aqui.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias