RN: evento debate resistência contra o racismo em meio a retrocessos

Encontro é realizado pela Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT-RN e a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores

Eduardo Matysiak

Martvs das Chagas, secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT

A Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT-RN e a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT realizam, nos dias 11 e 12 de abril,  encontro para debater estratégias de enfrentamento à intolerância e discriminação racial em Natal e em outras cidades da região metropolitana.  O evento terá a presença de membros das secretarias, representantes de movimentos sociais, do poder público e da sociedade civil.

O encontro ocorre em cenário de inúmeros retrocessos que prejudicam, sobretudo, a população negra do país. Nesse sentido, tem o objetivo de aprofundar o debate sobre os direitos que estão sendo retirados a partir do governo de Jair Bolsonaro (PSL) e traçar estratégias de resistência.

O secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, ressalta que o encontro no Rio Grande do Norte marca uma iniciativa que deve ser levada para outros estados como forma de alertar para o acirramento do racismo no Brasil. Como exemplo do aumento da desigualdade, cita o assassinato do músico Evaldo Rosa dos Santos, de 51 anos, morto pelo Exército neste domingo, 7. O carro em que ele estava com a família foi fuzilado com 80 tiros.

“Precisamos chamar a atenção das pessoas e criar resistência para que nós, negros e negras, tenhamos condições de viver no Brasil. Esse direito nos está sendo tirado – tanto do ponto de vista das garantias sociais, como do ponto de vista da manutenção da vida. Quando se mata uma pessoa simplesmente pela sua condição de raça e de cor, na verdade, está aniquilando a possibilidade de existência não só daquela pessoa, mas de toda uma população”, afirma.

Nesse contexto, defende que o país precisa de mais políticas públicas de igualdade racial. No entanto, o que o atual governo tem pautado são propostas que ampliam ainda mais a desigualdade, como é o caso da reforma da Previdência que prejudica sobretudo a população negra. 

Por isso, o encontro também tem o objetivo de aproveitar que a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), está aberta ao diálogo para ampliar a igualdade racial e construir uma frente local de resistência aos retrocessos do Governo Federal. Foi o que pontuou o secretário  Estadual de Combate ao Racismo do PT-RN, Ludjânio Silva.

Ele defende ainda que a pauta racial precisa estar associada a luta por Lula Livre, devido a todas as políticas públicas que foram implementadas pelo ex-presidente. “Antes do Lula, nós negros não existíamos, nós éramos invisíveis na sociedade. Só aparecíamos nas estatísticas negativas. Depois do Lula, aparecemos nas estatísticas sobre economia, educação, emprego, educação, moradia. Começamos a ser de fato protagonistas. Ele tem esse significado de liberdade e resistência”, finaliza.

Programação

Quinta-feira, 11 de abril
9h às 11h – Visita a Câmara Municipal de Parnamirim
13hh – Encontro na Comunidade Indígena Tapará com as comunidades quilombolas de Capoeiras e Grossos em Macaiba
15h – Visita na comunidade quilombola Nova Descoberta em Ielmo Marinho

Sexta-feira, 11 de abril
7h às 8h30 – Visita a imprensa local
9h – Audiência pública da Comunicação de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal
11h – Reunião com a Coordenadoria Estadual de Promoção de Política de Igualdade Racial
14h – Encontro com gestores e ativistas
19h – Roda de diálogo “o RN no combate ao racismo: impactos negativos da reforma da Previdência”
Lançamento do livro – Questão Negra: a luta pela consciência negra e o combate pela revolução

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast