RN | Fátima acumula conquistas e é referência no combate à pandemia

Exemplar no combate à pandemia, primeira governadora do RN realizou o maior investimento em educação da história potiguar, implantou delegacia da mulheres 24 horas, diminuiu índices de violência

O Rio Grande do Norte já está com 70% da população adulta imunizada pelo menos com a primeira dose, que corresponde a quase 2 milhões de pessoas. No estado, mais de 30 municípios já iniciaram a vacinação acima de 18 anos e, em setembro, já está programada a vacinação entre 12 e 17 anos.

A gestão responsável do combate à pandemia é apenas uma das diversas conquistas que o governo de Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte, vem realizando.

Única mulher do país a liderar um estado e primeira governadora potiguar, Fátima Bezerra acumula conquistas na gestão do governo do Rio Grande do Norte. Apesar de ter assumido um estado com grandes limitações financeiras, a governadora apostou no compromisso com o funcionalismo público e na organização administrativa para garantir políticas públicas, gerando resultados positivos para toda a população.

Implantação de delegacia das mulheres com funcionamento 24 horas, criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário para apoio à agricultura familiar, diminuição dos índices de violência em 30%, organização administrativa para pagamento em dia dos servidores públicos, a construção da RN 401, importante via que dá acesso à zona urbana da cidade, além de uma série de ações e investimentos históricos na área da educação fazem o governo de Fátima Bezerra ser reconhecido pelos potiguares.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Agora Sei!,a governadora lidera as pesquisas com 28,8% das intenções de voto, seguida por Carlos Eduardo Alves com 19,6%. A pesquisa divulgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Em Mossoró-RN, ela lidera com 33,69% as intenções de votos para 2022. O resultado compõe o cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes dos candidatos, da pesquisa do Instituto TS2, encomendada pelo Sistema Oeste de Comunicação, em parceria com a CDL Mossoró.

“A Fátima Bezerra é um orgulho para as mulheres do PT e vem deixando um legado inestimável enquanto enfrenta a maior calamidade sanitária do século. É a prova concreta que, com mulheres no poder, comprometidas com a luta das trabalhadoras, o Brasil só tem a ganhar em termos de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”, parabeniza Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

Educação

Na Educação, Fátima Bezerra está realizando o maior investimento da história para a educação com o Programa Nova Escola Potiguar. Serão aplicados R$ 400 milhões na educação básica, sendo R$ 280 milhões de precatório do FUNDEF, conquistados pelo governo do Rio Grande do Norte, somados a R$ 120 milhões de recursos próprios do estado.

Serão 12 prédios construídos para Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação – IERN – até o final de 2022, seguindo o consagrado padrão dos IFs. Além disso, outras 11 unidades de CEEPs também serão reformulados para contemplar o conceito dos IERNs. Dentro do programa também serão construídas 10 escolas modelo, além da reforma e ampliação de 60 unidades, e recuperação de outras 100, em todo o RN.

E não para por aí. Fátima Bezerra liderou o Fórum de Governadores na defesa pelo novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e lançou uma campanha estadual de combate ao analfabetismo no campo e na cidade. Pedagoga, ela defendeu também a inserção dos professores na lista de prioridade de vacinação, além da expansão do ensino em tempo integral e da oferta de creches.

Agricultura Familiar

A governadora Fátima Bezerra vem investindo em políticas de fomento, expansão e fortalecimento da agricultura familiar com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário — em diálogo e construção permanente com o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra], com a Fetraf [Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar], diversas outras organizações sociais dos trabalhadores nessa área.

A importância da articulação das mulheres em espaços de poder demonstra seu potencial na prática. Bezerra sancionou uma lei de autoria da deputada estadual Isolda Dantas [PT-RN] que estabelece, a partir de agora, o mínimo de 30% das compras governamentais provenientes dos produtos da agricultura familiar ou da economia solidária — permitindo a implementação de um programa consistente e ousado para expansão e fortalecimento da agricultura familiar.

Ana Clara, Elas Por Elas