Safra de grãos de 2014 baterá novo recorde

Conab calcula um aumento de 2,8% e IBGE prevê alta de 2,3%

A safra brasileira de grãos deste ano deve atingir 192,5 milhões de toneladas em 2014 (2,3% maior do que o recorde do ano passado), de acordo com a sexta estimativa divulgada nesta quarta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma colheita de 193,87 milhões de toneladas – 2,8% acima da anterior.

As duas pesquisas oficiais têm metodologias diferentes. O IBGE, por exemplo, trabalha com anos civis (janeiro a dezembro), enquanto a Conab pesquisa o ano-safra, que vai de abril a março do ano seguinte.

Para o IBGE, a estimativa da área a ser colhida em 2014 passou a ser de 56,3 milhões de hectares, o que representa um acréscimo de 6,6% frente à área colhida em 2013 (52,9 milhões de hectares).

O arroz, o milho e a soja, que são os três principais produtos deste grupo, somados, representaram 91,0% da estimativa da produção e responderam por 85,1% da área a ser colhida.

Da Redação da Agência de Notícias do PT, com informações do Portal Brasil