São Bernardo do Campo: Marinho critica abandono do setor industrial e quer retomada

“Mesmo considerando o contexto de crise econômica em que nos encontramos, o sucesso dessas e de muitas outras ações nos dão segurança de que temos, de novo, as melhores propostas para fazer com que São Bernardo volte a oferecer boas oportunidades para todos”, afirma o ex-prefeito e candidato do PT à prefeitura

Site do PT

São Bernardo do Campo, um dos mais importantes centros industriais do Brasil, com base consolidada no setor automotivo, mas também em outras áreas como a fabril, vem sofrendo, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus – quando as perspectivas de crescimento já não eram muito promissoras – com os efeitos da crise econômica e social que começou após o golpe de 2016. O resultado disso é o aumento do número de desempregados e do setor informal, com crescimento da desigualdade e da miséria.

A campanha de Luiz Marinho, que foi prefeito de São Bernardo no período de 2009 a 2016, e que em 2020 tenta retormar o Executivo Municipal, critica duramente o governo de Jair Bolsonaro que, “na contramão da maioria dos países, que estão desenvolvendo planos de retomada do crescimento, o governo federal promete retomar o ajuste fiscal ultra neoliberal, que só aprofunda a crise econômica, social e política”.

Abandono dos setores econômicos

Marinho responsabiliza o atual gestor da cidade por nos últimos anos não ter executado uma política para contrapor a essa destruição através de políticas indutoras do desenvolvimento municipal – com instrumentos como compras públicas e Arranjos Produtivos Locais – e regional, pressionando por uma atuação mais contundente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“O que se viu foi o total abandono do setor fabril, o forte de nossa região, assim como dos outros setores econômicos, como de serviços. O resultado dessa inação é trágico: entre 2017 e 2018, São Bernardo perdeu 328 firmas, o que representou menos 3.102 empregos formais, de acordo com informações da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), pesquisa realizada pelo Ministério da Economia”, afirma Marinho em seu programa de governo.

Pela qualidade que o Marinho tocou a cidade de São Bernardo, pela competência com o que ele administrou, tenho certeza que o povo de São Bernardo vai recolocar o Marinho na prefeitura outra vez

Lula

Além do emblemático fechamento da Ford em outubro de 2019 – uma das seis montadoras da região e responsável por 2.800 empregos -, outras empresas tradicionais deixaram a cidade. A lista é longa e inclui a P&G (Procter & Gamble), em março de 2017, a Metalúrgica Paschoal, que está transferindo unidade para Itaquaquecetuba, a Tecnoperfil Taurus, o Centro de Distribuição das Lojas Renner, no bairro Cooperativa, e, mais recentemente, o Grupo Kostal, presente na região desde a década 1970, e que empregava cerca de 300 pessoas.

Luiz Marinho, candidato do PT à prefeitura, durante atividade de campanha. Foto: Divulgação

“Nos oito anos que governamos São Bernardo demos alguns saltos no que se refere ao desenvolvimento econômico: fortalecemos do parque produtivo existente, principalmente o automotivo, por meio do apoio ao programa Inovar Auto; atuamos na diversificação, articulando iniciativas e investimentos ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás e ao setor de defesa, inclusive trazendo uma fábrica da Saab de componentes do caça aéreo Gripen, que fará parte da FAB. Mesmo considerando o contexto de crise econômica em que nos encontramos, o sucesso dessas e de muitas outras ações nos dão segurança de que temos, de novo, as melhores propostas para fazer com que São Bernardo volte a oferecer boas oportunidades para todos”, afirma Marinho.

Ações para oferecer oportunidades para todos

Agora, entre as muitas medidas propostas  para recuperar a economia e gerar emprego e renda em São Bernardo do Campo, o programa de Luiz Marinho pretende retomar os Arranjos Produtivos Locais (APL) nos segmentos de autopeças, defesa, ferramentaria, máquinas, têxteis, gráficos, químico e outros, além de .implementar ações para que o parque industrial de São Bernardo tenha capacidade de produzir itens para atender outros mercados, como o da saúde.

Outra ação importante seria fomentar a inserção de São Bernardo do Campo na chamada indústria 4.0. e promover parcerias com grandes corporações, como Google, IBM, Amazon, Facebook, para contribuir com o desenvolvimento de cursos visando a capacitação profissional. E também fortalecer o parque industrial e tecnológico da cidade por meio da articulação de parcerias entre empresas e universidades.

Sendo eleito, Marinho ainda tem a intenção de preservar o já consolidado parque industrial que já existe no município e garantir que áreas ocupadas por empresas sejam somente substituídas por polos geradores de empregos. E também irá retomar e aprofundar o programa ‘Compre e Use Produtos de São Bernardo do Campo e do Grande ABC’.

Gestão transparente para combater pandemia

Para garantir uma gestão eficaz e transparente, inclusive na divulgação de informações sobre a Covi-19, a proposta da campanha de Marinho é instituir um Comitê de Especialistas para orientar a prefeitura na adoção de medidas com base em evidências científicas.

Outra proposta em destaque no programa é garantir a testagem da população da cidade, inclusive de casos leves e assimtomáticos, além de realizar a busca ativa de casos positivos, a orientação quanto ao isolamento e a testagem de familiares, vizinhos e colegas de trabalho.

Luiz Marinho pretende implantar Centros de Acolhimento e Isolamento para pacientes infectados que precisem manter afastamento de suas famílias por até 14 dias e que vivam em residências precárias. Qualificar a rede de saúde do município para o atendimento dos casos leves, moderados e graves, inclusive com a garantia de oferta de leitos de UTI equipados e com pessoal qualificado.

Por fim, a futura administração petista de São Bernardo vai garantir que a população local receba a vacinação contra COVID-19 assim que estiver disponível.

Lula com Luiz Marinho. Foto: Divulgação

Povo vai recolocar Marinho na prefeitura, diz Lula

Nestas eleições municipais, Luiz Marinho tem como companheira de chapa, a secretária geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Paula Lupino, na coligação “São Bernardo na mão da sua gente”, que reúne os partidos PTB, PDT, PL, PC do B, Solidariedade e Rede.

Em entrevista na segunda-feira (26) ao Diário do Grande ABC, o ex-presidente Lula exaltou as qualidades de Luiz Marinho como prefeito de São Bernardo do Campo e afirmou que acredita que o povo vai recolocá-lo na prefeitura pela competência com a qual ele administrou a cidade.

O Marinho fez dez UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). Cuidou da saúde, fez UBSs (Unidades Básica de Saúde), reformou UBSs. Com o Minha Casa, Minha Vida, Marinho fez em quatro anos mais casas do que haviam feito 20 anos antes dele. O Marinho é figura competente. Foi trabalhador da Volkswagen, pintor, tesoureiro no Sindicato (dos Metalúrgicos do ABC), foi presidente do sindicato, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), extraordinário ministro do Trabalho, responsável pelo crédito consignado, extraordinário ministro da Previdência. No tempo em que o Marinho estava na Previdência, o trabalhador se aposentava em 30 dias. Uma mulher recebia auxílio maternidade em meia hora. Agora ficam três anos na fila”, destaca Lula.

E o ex-presidente complementa:

“Pela qualidade que o Marinho tocou a cidade de São Bernardo, pela competência com o que ele administrou, tenho certeza que o povo de São Bernardo vai recolocar o Marinho na prefeitura outra vez”.

Da Redação, com assessoria da campanha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast