Secretaria de Mulheres lança nova edição do Elas por Elas

O evento que aconteceu online teve mais de 10 mil visualizações e participação das militantes e dirigentes do partido

Elas por Elas

Elas por Elas

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT lançou na noite desta terça-feira, 31 de março, a 3ª edição do Projeto Elas por Elas, numa transmissão ao vivo pelas redes do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

O lançamento teve a presença das dirigentes nacionais do PT, presidentas estaduais do partido, deputadas estaduais e federais, além das prefeitas e vereadoras eleitas em 2020. Além de ter batido mais de 10 mil visualizações nas redes do partido.

Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do PT, apontou durante o lançamento a importância da presença das mulheres na política, um espaço ainda majoritariamente masculino e que traz resquícios do histórico machista deste país.

“Não é fácil ser mulher na política, a política é um território ainda muito masculino, além de trazer todo o machismo que nós ainda temos na sociedade na sua construção histórica e cultural. E as mulheres participarem da política é na realidade fazer a representação de mais de 50% da população brasileira, que se excluída dos processos de decisão públicos, não terão condições de efetivar uma democracia plena para a gente lutar pelos nossos direitos”, disse a Presidenta.

A única mulher Governadora do país, a petista Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, participou também do lançamento virtual e comentou sobre a necessidade de lutarmos pela presença efetiva das mulheres na política, ocupando os espaços e puxando outras mulheres para ocupá-los também.

“O Projeto Elas por Elas visa exatamente trazer as mulheres para a luta feminina, para participação ativa nas decisões e na formação política de nosso país… Seja no campo público ou privado, nós vivemos na luta diária por direitos, porque nós não podemos abrir mão de maneira nenhuma dos direitos, e esses direitos passam pela conquista dos espaços, nossas vozes precisam ser ouvidas, nossos gestos precisam ser respeitados, e sobretudo nossas vidas precisam ser poupadas da violência e do preconceito”, expressou a governadora. 

Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, vê o Projeto Elas por Elas como mais do que um incentivador para as mulheres petistas disputarem as eleições. Ela diz que o projeto tem também a missão de formar mulheres para o debate social, para falar com as pessoas e propagar a luta das mulheres por todos os cantos do país.

“O Elas por Elas tem três eixos: comunicação, formação e apoio jurídico e contábil. Temos comunicadoras, advogadas, contadoras, além das parlamentares e de suas assessoras que também recebem formação. Estamos criando uma nova geração de mulheres na política que aprende com outras mulheres para passar o que receberam para outras mulheres. Somos uma rede, onde de fato, é todas por todas, elas por elas, formando mulheres e mudando a realidade da política no país”, expressa Anne Moura.

Gleisi ainda pontuou seu orgulho por ser a mulher presidenta de um partido que tem o Projeto Elas por Elas e as mulheres na política como prioridade.

“Política e mulher tem tudo a ver. Tem a ver com a democracia, tem a ver com direitos, tem a ver com a construção das nossas lutas. Então, ter o Elas por Elas é um orgulho para mim como presidenta do PT. Saber que as nossas mulheres além de participarem das nossas instâncias partidárias, também podem ter um projeto, um programa para se prepararem para as disputas políticas que nós temos. E não são só as disputas eleitorais, são as disputas do seio da sociedade, sobre aquilo que pensamos, como agimos, quais são as nossas causas e quais são as nossas lutas” disse Gleisi.

 

Nádia Garcia, Agência Todas.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast