Secretaria do Meio Ambiente do PT traça metas contra desastre em curso no país

Partido pretende incentivar candidaturas que engajem a população sobre os problemas enfrentados no setor a partir da gestão de Jair Bolsonaro

Lula Marques

Deputados federais Airton Faleiro e Nilto Tatto foram até o acampamento

Não são poucos os enfrentamentos que se insinuam com urgência e preocupação logo nos primeiros dias de 2020 – afinal, o calendário é novo, mas as propostas catastróficas do atual governo seguem em andamento. No entanto, embora os problemas se alastrem por todos os setores, parece unânime que o descaso e a conivência com a destruição do meio ambiente é a síntese de uma gestão em ruínas.

Não à toa, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT vê nas Eleições de 2020 uma nova oportunidade para começar a impor derrotas ao modelo ambiental de Jair Bolsonaro a partir do âmbito municipal. Para tanto, o partido pretende desde já incentivar as candidaturas a levar para cidades de todo o país propostas que não atendam aos interesses do agronegócio nocivo, que imponham barreiras para novos crimes ambientais e que se alinhem as metas para redução da emissão de gases do efeito estufa (GEEs).

“Estamos elaborando um material específico com propostas como desmatamento zero e incentivo à produção de orgânicos”, explica o secretário Nacional de Meio Ambiente do PT, Nilto Tatto – a Agência PT tem publicado uma série com os secretários de todas as setoriais para que apresentem suas propostas.

A tarefa, reconhece, não será fácil: “Iremos incentivar essas secretarias a distribuírem estas informações, com inserção de plataformas de todos os candidatos e candidatas que tenham algum tipo de ligação com o meio ambiente”.

Leia a entrevista com o secretário Nilto Tatto:

O que a Secretaria está preparando para apresentar ao Partido para as eleições de 2020?

Somos parte da equipe de revisão do modo petista de governar. Então vai sair um material do próprio PT com várias orientações nacionais que a Escola Nacional de Formação está elaborando. Ao que tudo caminha, teremos também um material específico.

Como as secretarias estaduais participarão?

As secretarias estaduais têm a tarefa de fazer isso chegar ao povo. A gente vai incentivar essas secretarias a distribuir estas informações, com inserção de plataformas de todos os candidatos e candidatas.

Há propostas específicas?

Dentro do atual cenário de desastre imposto pelo desgoverno Bolsonaro, temos que pensar em pautas muito claras e que visem interromper este programa de governo claramente alinhado aos interesses do agronegócio e contrário às políticas de proteção ambiental.

Metas como de desmatamento zero em 4 anos (já apresentado no Plano de Governo Lula-Haddad), promoção de incentivos fiscais para indústrias não poluentes e incentivos para plantio e comércio de produtos orgânico e incentivo à redução da emissão de gases estarão entre os destaques.

Por isso as Eleições deste ano são fundamentais. Iremos incentivar essas secretarias a distribuírem estas informações, com inserção de plataformas de todos os candidatos e candidatas que tenham algum tipo de ligação com o meio ambiente.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast