Secretaria Nacional de Mulheres do PT prepara candidaturas feministas

Por meio do projeto Elas por Elas, Secretaria oferece formação para mulheres que desejam disputar eleições de 2020

Secretaria de Mulheres do PT-PA

Mulheres do Pará participam de formação do projeto Elas por Elas

Para seguir com o compromisso de estar sempre ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, o PT tem mobilizado sua militância para construir candidaturas que lutem pelos direitos dos brasileiros nas Eleições de 2020. Por isso, a Agência PT e a Secretaria Nacional de Comunicação trarão entrevistas com os secretários do Partido para abordar os principais temas do país. A primeira entrevista ocorreu com a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, que destacou que na disputa deste ano “não basta eleger mulher. É preciso eleger quem tenha sintonia com a luta e história das mulheres nesse país”.

Segundo a secretária, é fundamental sintetizar os processos formativos para que, em 2020, haja ainda mais candidaturas feministas no PT. Por meio do projeto Elas por Elas, lançado em 2018, a instância oferece formação política para filiadas que desejam ser candidatas no próximo processo eleitoral. Comunicação, legislação e contabilidade são algumas das áreas em que a Secretaria está investindo.

O objetivo é lançar candidaturas comprometidas com as lutas históricas do PT e que sejam representativas da pluralidade que compõe o Partido. Mulheres negras, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e indígenas estão sendo formadas nos processos preparatórios para as eleições municipais que ocorrem nesse ano.

Confira a entrevista com a secretária Anne Karolyne:

O que a Secretaria está preparando para apresentar ao Partido para as eleições de 2020?

Anne – Nós da Secretaria Nacional de Mulheres do PT já temos um projeto chamado Elas por Elas que foi construído pela Secretaria, realizado em 2018, e que está funcionando desde abril de 2019. Nós o lançamos preparando para 2020. Nós fizemos a primeira fase do nosso mapeamento de pré-candidatas para esse ano de 2020, estamos trabalhando em um curso de comunicadoras, para ajudar também nas eleições, e vamos iniciar a jornada nacional de formação.

Tudo isso na perspectiva de organizar. O Elas por Elas, além da comunicação e da formação, vai ter também oficinas jurídica e contábil, em todos os estados. A novidade desse ano é que a gente vai ter o Elas por Elas Mulheres Negras, Elas por Elas LBT, vamos fazer o das jovens mulheres e estamos trabalhando para ter mulheres indígenas também nessa nova construção do projeto Elas por Elas, que é um projeto que organiza e prepara as mulheres para a disputa das eleições.

Como as secretarias estaduais participarão?

As Secretarias estaduais dessa vez participam diretamente. No último Elas por Elas, como a eleição era para candidaturas estaduais, federais e majoritárias, nós coordenamos mais via Secretaria Nacional. Agora, o papel das Secretarias estaduais é fundamental, porque todo o projeto vai ser realizado no próprio estado. Nós não vamos construir atividades nacionais. Vai ser basicamente a construção no próprio estado, pra que a gente consiga enraizar cada vez mais o Elas por Elas nos municípios, sabendo que a nossa prioridade é ter cada vez mais mulheres candidatas e, se possível, eleitas.

Há propostas específicas?

Como eu disse, sobre as propostas específicas, o projeto já é um projeto consolidado. Nós vamos agora fazer uma segunda vez. Temos uma avaliação do que deu certo e o que deu errado e nós vamos ter um reforço para esse ano, que vão ser a comunicação, a formação e as oficinas jurídica e contábil. Estamos tentando ampliar nos estados, para ter oficinas de oratória, oficina de postura, oficinas de coisas básicas que são necessárias para que uma companheira seja candidata. Esse é um apoio mínimo para ela disputar bem. Claro, esse é um processo de formação com conteúdo. Não basta eleger mulher. É preciso eleger mulheres que tenham sintonia com a luta e história das mulheres nesse país.

Da Redação da Agência PT de Notícias