Secretário da JPT defende discussão de projetos com a sociedade

Entre os temas prioritários da juventude, Jefferson Lima destaca a educação, a discussão da vida do jovem na cidade, o extermínio da juventude negra e a necessidade de políticas públicas para os jovens

Ricardo Stuckert

Um dos grandes destaques do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT) foi a constatação da necessidade de discutir com a sociedade novos projetos para a juventude. Essa é a opinião o secretário nacional da JPT, Jefferson Lima, reeleito durante o 3º ConJPT.

“Estamos governando o Brasil há 14 anos e precisamos apresentar um novo projeto político para debater com a sociedade”, defendeu Jefferson em entrevista à Rádio Brasil Atual nesta quarta-feira (25).

Ele citou como temas prioritários a educação, a discussão da vida do jovem na cidade, o extermínio da juventude negra, a necessidade de políticas públicas para os jovens, a luta contra os retrocessos na gestão de Eduardo Cunha e contra o desemprego.

Lima disse que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no 3° congresso “foi marcante”. Lula esteve presente na abertura do congresso, na sexta-feira (20).

“Ele ainda não tinha participado de congressos da juventude. Enfatizou a questão da necessidade de o jovem não desistir da política. Como ele sempre coloca, os que gostam da boa política, se desistirem, vão ser governados pela política do retrocesso”, afirmou

O secretário da JPT disse que Lula pediu ainda que os jovens participem da política “nas igrejas, nas escolas, universidades, nos circuitos culturais, nos espaços de esportes, nos campos, nas cidades, nas periferias, independentemente de sua localidade e do seu espaço de convívio, e acreditar que a política é um instrumento de transformação da sociedade”.

Entre as prioridades da juventude hoje, para ele, a principal é a luta contra o extermínio da juventude negra, reforçado pelo racismo “muito forte na sociedade, o racismo institucional inclusive”. Segundo Lima, a tentativa de reduzir a maioridade penal, no Congresso Nacional, é um símbolo dos pontos a ser combatidos.

A desmilitarização das polícias é um dos temas que, para Lima, devem ser prioridades, assim como a união de todos os setores da sociedade por um conjunto de novas propostas.

“A juventude do PT não pode achar que de forma isolada vai conseguir superar ou apresentar um conjunto de propostas. Há uma necessidade enorme de união com os demais movimentos sociais”, destacou Jefferson.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações Da “Rede Brasil Atual”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast