Sem direitos, trabalhador informal ganha 44% menos, diz IBGE

Diferença salarial em comparação com o trabalhador com carteira assinada aumentou em 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior

Wikicommons

Trabalhador informal ganha 44% a menos

Estudo que integra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta (23), revela que o salário do trabalhador informal, sem carteira assinada, chega a ser 44% inferior que o do trabalhador formal – e esta diferença vem aumentando.

Há 1 ano, esta diferença era menor, de 40,5%. Segundo o levantamento do Pnad, no 4º trimestre de 2017, o rendimento médio do trabalhador com carteira foi de R$ 2.090, enquanto que do informal foi de R$ 1.179. Ou seja, uma diferença de R$ 911 (no mesmo trimestre do ano anterior foi de R$ 818).

Segundo os números do IBGE, em 1 ano, o número de empregados sem carteira cresceu 5,7% e os por conta própria aumentou 4,8%, ao passo que o de trabalhadores formais caiu 2%. Já o de empregadores subiu 6,4%.

A pesquisa mostrou que o trabalhador por conta própria teve rendimento médio de R$ 1.567 – um pouco superior ao dos empregados sem carteira assinada, mas ainda assim 25% menor que o dos trabalhadores formais.

No topo do ranking dos menores salários do ano passado estão os empregados e empregadas domésticas: com ganhos de R$ 852, inferior ao salário mínimo do período, de R$ 937.

O maior rendimento médio mensal foi dos empregadores: R$ 5.555. Os servidores públicos, considerados como os trabalhadores com maior estabilidade no mercado de trabalho brasileiro, tiveram rendimento médio de R$ 3.335.

Da CTB