Seminário denuncia retrocessos do esporte e lazer no Brasil

Encontro virtual destacou a importância do resgate de políticas públicas e da recriação do Ministério do Esporte, extinto no governo Bolsonaro

PT Nacional

SEMINÁRIO: Avanços e retrocessos no esporte e lazer do Brasil

O seminário setorial de Esportes e Lazer do Partido dos Trabalhadores (PT), realizado em 23 de maio, abordou propostas e ideias apresentadas pelos palestrantes presentes, além de debater as políticas públicas que nortearam a pasta do extinto Ministério do Esporte, marca importante dos governos Lula e Dilma.

Promovido pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, o seminário foi palco de reivindicações por mais discussões e atenção a políticas públicas que envolvem o esporte.

Resgate do Ministério do Esporte

Durante o encontro virtual, o atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva, destacou a necessidade do resgate do Mistério do Esporte e a implementação do Sistema Único do Esportes no Brasil, “no qual municípios e estados tenham papéis relevantes na execução de políticas públicas voltadas à temática, com obtenção de maior orçamento e união, combatendo distorções nas duas esferas”.

Vale ressaltar a fala da professora Rejane Penna Rodrigues, mestre em Educação Física, sobre a participação dos parlamentares do PT na pauta de discussão sobre esportes no Congresso Nacional, algo acompanhado de perto pelo setorial ao longo da sua existência.

O coordenador Nacional do Setorial de Esportes do PT, Alex Minduim, ressaltou a importância da área esportiva e no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Atletas olímpicos e torcedoras e torcedores organizados também contribuíram com o debate, apresentando as dicotomias, as contradições e os descasos do governo Bolsonaro.

A ampliação e a representação em boa parte dos estados no seminário também foi algo marcante, trazendo fôlego e esperança de continuidade do crescimento sobre a discussão de importância do esporte no PT.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast