Seminário discutiu outra comunicação possível na Bahia

Outra comunicação é possível: confira tudo o que rolou no Seminário Comunicação e Democracia

Ascom/PT Bahia

Seminário Comunicação e Democracia na Bahia

O Seminário Comunicação e Democracia aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio na Universidade Federal da Bahia,  realizado pelo PT do estado, CUT, Levante Popular, Consulta Popular e jornal Brasil de Fato. O encontro teve debates sobre democratização das comunicações, sociabilidade digital, comunicação pública, internet e monitoramento de dados, políticas públicas para o audiovisual e mais oficinas práticas de aprendizado em áreas da produção de conteúdo.

O primeiro dia do seminário contou com a presença da jornalista Juliana Nunes, membro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) Flávio Gonçalves. Ambos refletiram sobre a comunicação pública no diante da atual conjuntura política no Brasil e abordaram diferentes temas a partir da perspectiva e da área de atuação de cada um.

Renato Rovai e Joana Tavares no Seminário Comunicação e Democracia na Bahia

A segunda mesa do seminário teve como tema a internet, como ela organiza e de que maneira algumas das maiores empresas do planeta mantém o controle sobre seu conteúdo e acesso no mundo inteiro. As contribuições foram do professor e pesquisador Sergio Amadeu e da pesquisadora Fernanda Rosa.

Os jornalistas Renato Rovai e Joana Tavares, respectivamente editor da Revista Fórum e editora do jornal Brasil de Fato, trouxeram para o seminário o debate em torno das novas possibilidades de jornalismo popular frente à hegemonia da imprensa tradicional no Brasil.

Viviane Ferreira e Franklin Martins no Seminário Comunicação e Democracia na Bahia

A última mesa do seminário contou com a presença do ex-ministro Franklin Martins e da presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) Viviane Ferreira. A partir de diferentes perspectivas, Franklin e Viviane colocaram em questão os atuais desafios para a real democratização dos meios e das políticas de comunicação no Brasil.

Durante todos os dias do seminário foram também realizadas oficinas de aprendizado para os participantes nas áreas de edição de vídeo, edição de áudio, design gráfico, fotografia e monitoramento de redes. Participaram das oficinas estudantes de graduação, membros de assessorias de comunicação e até profissionais da área.

Da redação da Agência PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast