Seminário do PT em Campo Grande projeta futuro da saúde pública

Evento “Para além de 2020, uma outra Campo Grande é possível” debate, neste sábado (21), propostas de aperfeiçoamento e aprimoramento do SUS

(Tomaz Silva/Agência Brasil)

Criado há quase 30 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema de saúde pública do mundo. Durante os governos do PT, os gastos com o sistema cresceram 70% e diversos programas sociais foram criados, como o Mais Médicos e a Farmácia Popular. Entretanto, desde o golpe de 2016, o governo federal passou a desprezar o SUS, prejudicando milhões de brasileiros. Com a lei do teto de gastos, de 2017, a saúde já perdeu R$ 10 bi e sofreu cortes no orçamento para 2020.

Em razão do futuro incerto da saúde pública, o Setorial de Saúde do PT e o PT Campo Grande organizaram o seminário “Para além de 2020, uma outra Campo Grande é possível”. O evento acontece neste sábado (21) e reunirá trabalhadores e usuários do setor. A meta é estabelecer as propostas que serão defendidas pelos candidatos nas eleições de 2020.

Em entrevista à Agência PT, Agamenon Rodrigues, presidente do PT do Mato Grosso do Sul, falou sobre o futuro obscuro da saúde pública: “O seminário abordará a situação atual do SUS e da saúde pública, e contará com a presença de trabalhadores do setor, universidades e usuários do serviço. Dessa maneira, podemos alertar toda a população sobre o desmonte do SUS e o projeto de privatização da saúde, o que prejudicaria principalmente a população carente”.

Agamenon também afirmou o compromisso do partido em escutar a população sobre os principais temas das futuras eleições: “O diretório do PT está organizando várias mesas de debate, com o intuito de construir o projeto para as eleições de 2020. Já debatemos desenvolvimento urbano, cultura e direitos das mulheres. O objetivo é aprofundar as propostas para o pleito de 2020, junto com os partidos aliados”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast