Seminário do PT propõe melhorias organizativas ao partido

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, pediu a lideranças e militantes empenho e dedicação no diálogo sobre propostas organizativas que foram discutidas no encontro, em suas regiões

São Paulo 28/08/2015 Seminário de Organização Partidária no hotel San Raphael , encerramento. (Foto: Paulo Pinto/Agencia PT)

No encerramento do Seminário Nacional de Organização Partidária do PT, ocorrido em São Paulo, na quinta e sexta-feira (27 e 28), o presidente Nacional da sigla, Rui Falcão, pediu a lideranças e militantes empenho e dedicação no diálogo sobre propostas organizativas que foram discutidas no encontro, em suas regiões.

O dirigente ressaltou a importância de ampliar o diálogo com a base e fortalecer o PT nas bases. “O fortalecimento do PT e a defesa da democracia é de responsabilidade de cada um aqui”, disse.

O seminário promoveu mesas de debates sobre formação política, sustentação financeira do PT e comunicação. Outros pontos como filiação partidária, juventude, mulheres, ação política-partidária, PED (Processo de Eleição Direta) e a relação partido, movimentos e governo também foram discutidos.

O debate sobre formação política foi coordenada pelo Secretário Nacional de Formação do PT, Carlos Árabe, e foram sugeridos pontos importantes para a estrutura da sigla, como a importância da formação continuada dos militantes, o uso da internet para qualificação dos dirigentes, por meio de vídeo-aulas, a instalação de bibliotecas físicas em todos os diretórios estaduais e investimento na formação política.

O vice-presidente do PT e coordenador de Mídias Sociais, Alberto Cantalice, e o secretário Nacional de Comunicação, José Américo, coordenaram o debate sobre a comunicação do partido. Eles apresentaram dados positivos do trabalho que tem sido feito, explicaram sobre o massacre midiático que o PT tem sofrido, destacando a linha editorial que o partido adota e as dificuldades de disputar com os grandes veículos de comunicação.

Outros pontos como: a criação de um jornal impresso do partido, a criação de um conselho de comunicação, o apoio a iniciativas dos núcleos digitais, a formação e qualificação de dirigentes com foco nas redes sociais e o apoio a rádios e iniciativas de comunicação comunitárias também foram levadas como sugestões do debate.

“Nós estamos montando uma estratégia para que as resoluções aprovadas no 5º Congresso, em conjunto com os diretórios estaduais, sejam colocadas em prática, inclusive a elaboração de um jornal impresso, a potencialização das nossas redes sociais e o aprimoramento da Agência PT de Notícias”, informou Cantalice.

No debate sobre a Sustentação Financeira do PT, coordenado pelo secretário Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Márcio Macedo, foram discutidos o funcionamento e aplicação dos recursos financeiros do partido, a criação de um fundo para ações regionais, a melhoria do SACE (Sistema de Arrecadação de Contribuições Estatutárias), e a importância do esclarecimento à militância sobre o fundo partidário.

Também foi apresentado o novo sistema de contribuição do PT: Seja Companheiro, criado após a decisão da sigla de não receber doações de empresas privadas.

“Nós estamos vivendo um momento de busca de alternativas de sustentabilidade para o PT, e é fundamental a sustentação-militante em virtude dessa nova conjuntura que o partido enfrenta no país”, afirmou Márcio Macedo.

Todas as deliberações foram encaminhadas para os diretórios estaduais e serão discutidas e algumas colocadas em práticas para fomentar as boas práticas na administração petista fortalecer o PT nas bases.

Por Gustavo Mello, da Agência PT de Notícias