SEMINÁRIO “GOVERNANÇA METROPOLITANA – DESAFIOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS”.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO E INSTITUTO LULA REALIZARAM NO DIA 30 DE MARÇO DE 2012 EM SÃO PAULO – SP O SEMINÁRIO “GOVERNANÇA METROPOLITANA – DESAFIOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS”.

Diversas autoridades, gestores públicos e pesquisadores reuniram-se em São Paulo no ultimo dia 30, para debater a cooperação entre os municípios e a relação destes com as diferentes esferas do poder publico.

Através de um olhar critico sobre as novas soluções inovadoras que os municípios brasileiros vêm buscando para os desafios comuns experimentados, o seminário buscou dialogar no sentido do aperfeiçoamento de uma nova agenda metropolitana positiva, que integre não apenas as soluções técnicas, mas também soluções politicas impulsionadas pelos agentes e entes federados presentes nos espaços metropolitanos.

Após a participação no seminário o Secretario Nacional de Assuntos Institucionais – SNAI Vilson Augusto de Oliveira ponderou que o avanço no pacto federativo é pauta recorrente entre os legisladores petistas, inclusive tendo sido abordada no ultimo encontro nacional de deputados estaduais do PT realizado em Brasília no dia 10 de fevereiro de 2012. “A discussão sobre o pacto federativo é o cerne da articulação das relações entre os espaços de poder publico com a sociedade em geral, e a construção de um melhor modelo de gestão metropolitana.” Defende o Secretario.

Com destaque, o seminário avaliou à necessidade de equilibrar as demandas dos diferentes agentes envolvidos na governança através do avanço no pacto federativo, como forma de melhoria da gestão de poder para a elevação da qualidade de vida da população.
Maiores informações no site da fundação Perseu Abramo e do Instituto Lula: