Senado emite nota e reconhece que Brasil aceitou Pacto da ONU

O Senado Federal emitiu nota pública em que reconhece que o país é signatário do Pacto Internacional, o que torna a determinação da ONU obrigatória

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senado Federal

O Senado Federal emitiu nota pública nesta quinta-feira (23) em atenção à presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que usou o Twitter para pedir uma manifestação do Congresso Nacional a respeito de decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU que determina que Lula tenha assegurado seu direito de ser candidato. Na nota, o Senado reconhece que o Brasil é signatário do Pacto Internacional e de seus protocolos facultativos, o que torna a determinação da ONU obrigatória.

A seguir, a íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA

Em atenção à solicitação da Presidente do Partido dos Trabalhadores, o Presidente do Senado Federal informa que o Brasil é signatário do “Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos” e de seus Protocolos Facultativos, assinados na ONU em 16 de dezembro de 1966.

O tratado internacional tramitou na Câmara e no Senado entre janeiro de 2006 e junho de 2009, sendo aprovado em ambas as Casas, e foi promulgado pelo Decreto Legislativo nº 311, de 2009, conforme publicado no Diário Oficial da União de 17 de junho de 2009, encontrando-se em pleno vigor.

Senador Eunício Oliveira
Presidente do Senado Federal

Por lula.com.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast