Senadores da CPI da Covid reagem à tentativa de intimidação

Abertura de inquérito pela Política Federal ocorre após uma sequência de ações que marcaram a retomada da CPI da Covid. Senadores vão acionar o STF para pedir o trancamento da ação

Alessandro Dantas

Rogério Carvalho e Humberto Costa: prontos para mostrar crimes de Bolsonaro na pandemia

A Policia Federal anunciou abertura de inquérito para apurar suposto vazamento de informações na CPI da Covid, conduzida pelo Senado Federal. Divulgada nesta quarta-feira, 4, a iniciativa da PF causou indignação entre os senadores. O comando da CPI solicitou imediato posicionamento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

A medida foi tratada pelos senadores como uma clara tentativa de intimidar a CPI que apura a negligência e a corrupção na condução do combate à pandemia e a corrupção do governo federal na compra de vacinas. “Os verdadeiros criminosos tentam fazer da valorosa PF uma polícia política, à disposição de seus interesses”, afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O inquérito da PF ocorre após uma sequência de ações que marcaram a primeira semana de retomada da CPI da Covid. Na sessão da CPI da terça-feira, 4, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) denunciou que foi alvo de arapongagem do governo em seu estado. Sintonizados com a hashtag bolsonarista nas redes sociais, senadores governistas passaram a chamar a CPI de “circo”.

Na segunda-feira, sob comando do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o bolsonarismo tentou montar uma farsa contra o prefeito de Araraquara. Com o pretexto de “ação social” na cidade, promoveram ataques a Edinho Silva e sua administração exemplar no combate à pandemia. Na terça-feira, a Câmara de Vereadores arquivou o pedido de impeachment do prefeito que haviam dado entrada no dia anterior.

A direção da Comissão Parlamentar de Inquérito anunciou que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de investigação contra o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o diretor-geral da PF, Paulo Maiurino. Os senadores pedirão que o imediato trancamento do inquérito “aberto com o claro objetivo de atacar a #CPIdaCovid”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast