Sindicatos do Piauí lançam comitê em defesa de Lula em Teresina

Lançamento em Teresina teve organização dos sindicatos dos Comerciários de Teresina e presença dos deputados do PT Assis Carvalho e João de Deus

Sindicato dos Comerciários de Teresina

Lançamento do comitê em Teresina na noite de quinta-feira (22)

Sindicatos do Piauí lançaram na noite de quinta-feira (22) o comitê em defesa da democracia e de Lula ser candidato,  durante ato político realizado no auditório Mestre Dezinho, do Centro de Artesanato,  em Teresina.

O lançamento teve organização dos sindicatos dos Comerciários de Teresina, dos Trabalhadores da Construção (Sitricom) e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintreto) e contou com a participação de diversas entidades sindicais do estado, filiadas à CUT-PI, da Frente Brasil Popular, MST, parlamentares e partidos de esquerda (PT, PCdoB e PCO).

O secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, um dos organizadores, fez o discurso de abertura. “A classe trabalhadora deve aumentar a intensidade política das ações para defender o direito de Lula ser candidato a presidente”, convocou.

Apresentação do Grupo Afro cultural Coisa de Nego durante lançamento do comitê

O diretor do Sitricom, José Gomes Marques diz que não é hora de baixar a guarda: “Os sindicatos e os movimentos sociais devem entrar em estado de alerta máximo e se preparar para resistência popular e para derrotar os golpistas nas urnas”.

O deputado federal e presidente estadual do PT, Assis Carvalho, e o deputado estadual João de Deus (PT-PI) também se manifestaram a favor do direito de Lula ser candidato as eleições deste ano.

O Comitê agora prepara agenda de atividades para serem desenvolvidas nas bases, nos locais de trabalho da classe trabalhadora e nos espaços comunitários na capital e no interior do Estado.

O comitê é um dos mais de 2 mil espalhados por todo o Brasil e criadas por trabalhadores, sindicalistas, jovens, estudantes e militantes que têm se mobilizado para criar resistência contra o golpe, segundo dados da Secretaria Nacional de Organização do PT.

Comitês populares

Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

“Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático”, define a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Sindicato dos Comerciários de Teresina