SNAI PROMOVE ARTICULAÇÀO NACIONAL DOS DEPUTADOS/AS ESTADUAIS DO PT COM A MINISTRA IDELLI SALVATTI

Dando continuidade às deliberações tomadas no último encontro de deputados e deputadas petistas, realizado em fevereiro na Capital Federal a Ministra Idelli Salvatti recebeu em seu gabinete, no Palácio do Planalto, na quinta-feira, 26, os parlamentares, os dirigentes do Fórum de deputados (as) estaduais do PT. O objetivo do encontro era o de promover uma integração maior entre as bancadas estaduais petistas com os ministros do partido.

Participaram da reunião os deputados Jailson Lima (PT/SC), Rogério Correia (PT/MG), Prof. Sinésio Campos (PT/AM), Alencar Santana (PT/SP), Yulo Oiticica (PT/BA), Maria Conceição Vieira (PT/SE), também esteve presente o deputado Geraldo Magela (PT/DF), o secretário de Assuntos Institucionais da Presidência Olavo Noleto, e a secretária de Assuntos Institucionais do Diretório do PT de Goiás Maristela Alencar. A promoção do encontro foi uma ação conjunta entre o fórum de parlamentares do PT nos legislativos estaduais, coordenado pelo deputado Luis Cesar Bueno (PT/GO), com a Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do Diretório Nacional do PT (SNAI), por meio do secretário Vilson Augusto de Oliveira.

De acordo com Luis Cesar Bueno, os deputados e deputadas estaduais petistas precisam aprimorar a atuação parlamentar com a direção nacional do partido e os ministros petistas. “É importante os parlamentares terem conhecimentos das ações e projetos em nível nacional para divulgarmos e defendermos nos legislativos estaduais” frisou.

Ao tomar conhecimento da solicitação dos parlamentares, a Ministra Ideli Salvatti afirmou: “precisamos alimentar nosso exército para a defesa do Governo”, e em seguida assegurou de imediato um evento mensal com as bancadas estaduais e um ministro petista relacionado ao tema em pauta. “Precisamos atualizar a conjuntura e os fatos políticos de cada Estado e encaminhar as solicitações possíveis”. Outra importante argumentação da ministra ocorreu durante a análise da importância dos legislativos estaduais: “Às vezes ficamos presos a uma pauta limitada e nos esquecemos do grande contingente de defensores que temos nos estados”, destacou a Ministra.

Idelli Salvatti destacou a importância de inserir o fórum nos debates que possivelmente venham a ocorrer sobre: o Código Florestal, os royalties de petróleo, a distribuição do ICMS e as mudanças nas regras do Fundo de Participação dos Estados. Ela ainda informou, que em 2014 encerram as concessões do sistema de energia elétrica e a presidenta Dilma vai aproveitar o momento para retirar às taxas embutidas na construção das operadoras de energia, para assim, diminuir valores cobrados dos consumidores.

Salvatti assegurou aos deputados estaduais uma maneira de terem conhecimentos privilegiados dos investimentos do Governo Federal em cada Estado. O primeiro reencontro entre os membros já está agendado para o dia 18 de maio.

O Secretário Nacional de Assuntos Institucionais do Diretório Nacional do PT, Vilson Augusto de Oliveira, junto com a coordenação nacional do Fórum, organizará durante os próximos meses, uma pauta temática que será inserida nos encontros das bancadas de legisladores petistas nos estados.

Outra atividade programada será o encontro de Deputados e Deputadas do PT que atuam em estados governados pelo PSDB. Este evento acontecerá no próximo dia 07 de Maio, às 09.00 h. na sede do Diretório Nacional do PT, em São Paulo, com a presença do Presidente Nacional do PT Rui Falcão.

Veja também: Fórum permanente de deputados estaduais do PT se reúne com Ideli Salvatti

 

PT Cast