Stedile: “com essa visão estúpida do Guedes, o futuro que nos aguarda é o Chile”

O líder do MST também afirmou ser “questão de tempo” para a classe trabalhadora se mobiliza fortemente contra o governo Jair Bolsonaro (PSL)

Reprodução

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem uma “visão estúpida” sobre crescimento econômico. De acordo com Stedile, é “questão e tempo” para a classe trabalhadora se mobilizar contra as políticas neoliberais do governo Jair Bolsonaro (PSL).

“Certamente o povo brasileiro vai se levantar muito antes do que o Bolsonaro imagina”, avalia Stedile em entrevista ao site Uol. “Enquanto permanecer esse tipo de política, essa visão estúpida do [Paulo] Guedes, o futuro que nos aguarda é o Chile”, conclui, em referência à economia liberal do país vizinho que gerou as recentes manifestações populares contra o governo chileno.

Segundo o líder do MST, Bolsonaro não tem base social nas Forças Armadas para cumprir a promessa de reprimir eventuais protestos no país. “A classe trabalhadora não se mobilizou, mas isso é só questão de tempo. Porque a lógica da mobilização das massas não é uma questão que depende de direção ou nós aqui decidirmos. Há uma lógica que leva um tempo até as massas se darem conta”, continua.

“Vocês viram aí no Chile. Foi aumentando, aumentando a panela de pressão. Aí quando eles aumentaram em 20 centavos a passagem do metrô, explodiu. Ou seja, todo aquele tensionamento vai explodindo. Assim aconteceu no Peru, assim aconteceu no Equador. Aqui no Brasil também vai ser assim”, acrescenta.

Confira a íntegra da entrevista

Por Brasil 247