STF reconhece direito de governador do AM não ir à CPI; acompanhe a sessão

Assessoria de Wilson Lima disse que ele não vai. Decisão é derrota para Bolsonaro, que tenta transferir sua culpa aos governadores. TVPT transmite e analisa os trabalhos do dia

Site do PT

Bolsonaro deve explicação sobre campanha enatecipada

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu o direito do governador do Amazonas, Wilson Lima, de não comparecer à CPI da Covid, no Senado. Após a decisão, a assessoria do governador afirmou que ele não participará da audiência, que estava marcada para a manhã desta quinta-feira (10).

Os advogados de Lima argumentaram que a convocação de um governador pela CPI é inconstitucional e viola o princípio da separação de poderes, com o que Weber concordou.

A ida de governadores à CPI, articulada por senadores governistas, faz parte da estratégia de Jair Bolsonaro de desviar o foco das investigações. Desde o começo, o atual presidente tenta se eximir da responsabilidade por quase meio milhão de mortos na pandemia e transferi-la para os governadores.

Essa tentativa de Bolsonaro foi denunciada por 18 governadores, que juntos recorreram ao STF contra as convocações. Na ocasião, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), explicou: “Mantemos a disposição de comparecer, como convidado, e pronto para colaborar, mas cumprindo a Constituição”.

Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast