Tatto: “PT tem de voltar para enfrentar a desigualdade, que Covas e Russomano não sabem fazer”

Em debate no ‘Estadão’, candidato do PT à Prefeitura de São Paulo voltou a defender combate à pobreza como o principal foco de sua gestão. “Covas e Russomano são os candidatos dos ricos”, afirmou Jilmar Tatto. “O PT é um partido de chegada. Foi assim quando a Erundina ganhou, quando a Marta ganhou, quando o Haddad ganhou. Portanto, é ir para rua e pedir voto para o 13″, conclamou

Foto: Filipe Araújo

Tatto: "Covas e Russomano são os candidatos dos ricos"

O candidato do PT a prefeito, Jilmar Tatto, voltou a dizer que a desigualdade será o principal adversário da sua gestão. “O PT precisa voltar para enfrentar essa desigualdade, coisa que o Bruno Covas e o Celso Russomanno, candidato do Bolsonaro, não sabem fazer. Eles são os candidatos dos ricos”, declarou o petista, durante debate realizado nesta terça (10) pelo  ‘Estadão.’ 

Tatto também falou sobre as diferenças entre as eleições de 2018 com as que acontecem no próximo domingo. “Em 2018, as eleições foram definidas pelos disparos em massa de fake news. Bolsonaro foi eleito e deu no que deu. Nestas eleições, espero que não aconteça o mesmo. Temos que aperfeiçoar a democracia. Candidato que propaga mentira não merece ser eleito”, disse.

Em seu discurso final, Jilmar Tatto explicou porque espera ser confirmado no segundo turno para enfrentar o candidato do PSDB e acabar com o projeto antipovo de Bruno Covas. “Eu estou andando por toda a cidade com o Carlos Zarattini. Domingo eu estive no Itaim Paulista, em Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes. Ontem eu estive em Parelheiros e Capela do Socorro. Saindo daqui eu vou para a Vila Maria. Amanhã para o Grajaú. É assim que vamos chegar ao segundo turno com o Zarattini. Pode ter certeza disso”, explicou.

O petista também relembrou o histórico do partido nas três vezes em que governou a cidade. “O PT é um partido de chegada. Foi assim quando a Erundina ganhou, quando a Marta ganhou, quando o Haddad ganhou. Portanto, é ir para rua e pedir voto para o 13 e cidade voltar a ter prioridades”, concluiu.

Mulheres no centro das propostas

Quando o assunto é políticas para a mulher, Jilmar Tatto é o único com um programa concreto, onde a mulher está no centro das propostas. Jilmar tem 25 propostas exclusivamente direcionadas às pautas femininas, isso sem contar com as que as beneficiam direta ou indiretamente.

Bruno Covas, Celso Russomano e Márcio França, por sua vez,  não apresentam nenhuma proposta clara. Bruno cita uma uma outra coisa que diz ter feito, mas não aponta nenhum caminho para, por exemplo, combater a violência de gênero. França não diz nada com nada e Russomano simplesmente ignora a existência das mulheres em seu programa de governo.

Entre as principais propostas de Tatto estão  a criação de campanhas de conscientização e promoção do combate ao racismo, à LGBTfobia e à Violência contra as Mulheres, valorizando, simultaneamente, a Cultura Periférica. Além disso, o petista irá promover a redução das desigualdades regionais dentro do município, com a geração de emprego e renda prioritariamente nas áreas com alta densidade populacional, focando nas iniciativas voltadas à inclusão social dos segmentos mais vulneráveis, como jovens, mulheres e população negra e indígena.

Serão implementados programas de formação e qualificação dos trabalhadores, com especial atenção para as mulheres e imigrantes. Tatto também dará prioridade no combate às duas formas de violência: a da vida privada (o feminicídio, o racismo, a xenofobia, perseguição à população LGBTQIA+, etc.) e a violência do Estado (a violência da repressão da polícia, do aparelho de Estado, da legislação). Para isso, serão adotadas ações conjuntas com os setoriais de Mulheres, LGBTS, de combate ao racismo, assim como articular políticas conjuntas envolvendo SDH, SJ e GCM.

Acesse o site de Jilmar Tatto para conhecer todas as propostas do candidato do PT.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast