Trabalhadores fazem do 1º de Maio dia de luta contra reformas

Oposição às reformas trabalhista e da Previdência e análise positiva da greve geral foram destaques nos discursos

Paulo Pinto/Agência PT

Ato do 1º de Maio na Avenida Paulista, em São Paulo

Milhares de trabalhadores participaram dos atos do 1º de Maio, nesta segunda, em todo o país. Sindicalistas, lideranças do PT e de movimentos sociais se uniram em uma pauta crítica às reformas previdenciária e trabalhista que o governo golpista de Michel Temer quer impor ao povo brasileiro.

No ato em São Paulo, o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, destacou o imenso apoio da população à greve geral de 28 de abril. Disse ainda que os trabalhadores já estudam os próximos passos, que podem ser uma marcha de 100 mil pessoas até Brasília, uma nova greve geral ou talvez as duas ações.

Está marcada para o próximo dia 4, na capital federal, uma reunião de lideranças sindicais e movimentos sociais para discutir as alternativas.

Já nesta terça-feira (2), as centrais devem se encontrar com a bancada do PT e com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e com o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para debater o destino da Reforma Trabalhista, aprovada na Câmara.

Como explica o sindicalista, o Senado parece já estar ciente de que as reformas são um verdadeiro atentado contra os trabalhadores: “Vamos tratar disso e da necessidade de adiamento da reforma Previdenciária, especialmente neste momento em que Ibope e Datafolha atestam o que CUT e Vox Populi já diziam: mais de 70% das pessoas são contra as reformas de Temer, o presidente mais impopular da história, que não tem legitimidade e credibilidade”.

Mobilização e esperança

A análise positiva sobre os resultados da greve geral do dia 28 foi a tônica da fala dos parlamentares do PT neste 1º de Maio. É exemplo disso o senador Humberto Costa (PE), para quem as mobilizações foram “uma demonstração cabal de que as trabalhadoras e os trabalhadores, o povo brasileiro, não aceitam esse governo golpista que aí está e muito menos as falsas reformas que eles pretendem aprovar”. Confira, abaixo, vídeo com a fala do senador.

Para a senadora Gleisi Hoffmann, que participou do 1º de Maio em Brasília, o movimento foi “vitorioso, parou o Brasil”, e foi “ um recado contundente ao Senado, à Câmara, a esse governo golpista, de que os trabalhadores, o povo brasileiro, não quer essas reformas”. Confira vídeo com a fala da senadora.

No Rio de Janeiro, o senador Lindbergh Farias fez vídeo ao lado da deputada Jandira Feghali, em que criticou a cobertura feita pela TV Globo da greve, no que ele chamou de “jornalismo de guerra”.  O senador afirmou que “estamos prontos para lutar” e que, a partir dessa greve, “o povo brasileiro vai continuar se mobilizando”. Ele destacou ainda que vai defender no Congresso Nacional a antecipação das eleições para outubro de 2017. Confira, no vídeo abaixo:

Para Jandira, mudanças da Previdência e na CLT são ações dos golpistas para “pagarem o golpe”. Para ela, a cobertura da mídia sobre a greve foi “suja”, assim como a fala de Temer no Dia do Trabalho, que tentou desclassificar a greve.

Veja, abaixo, manifestações de outras lideranças sobre o Dia do Trabalhador:

Senadora Fátima Bezerra (RN):

Deputado Carlos Zaratini (SP):

Deputado federal Luís Sérgio (RJ):

Eduardo Suplicy

Da Redação da Agência PT, com informações do site da CUT e do Brasil de Fato.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast