Transição Ecológica, Meio Ambiente e Casa 13 são temas de formação no país

Secretaria Nacional de Meio Ambiente do PT com apoio da Fundação Friedrich Ebert lança material, já disponível na plataforma Casa 13, para dialogar com a militância

Deputado federal Nilto Tatto

Desde o dia 18 de agosto, diversos estados do país promoverão atividades para lançamento do material elaborado pela Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SMAD) em parceria com a Fundação Friedrich Ebert a fim de dialogar com a militância sobre a Transição Ecológica enquanto eixo articulador das políticas nas gestões petistas.

Além disso, um histórico sobre governança ambiental e suas estruturas ajudará todos e todas a incluírem a pauta ambiental em suas agendas. “Transição Ecológica e políticas ambientais: contribuições para os municípios” foi elaborado a partir do processo de construção do novo Modo Petista de Governar e dos diálogos feitos pela SMAD.

Em parceria com as Secretarias nacionais de Formação e Mobilização Popular, diversos estados reunirão a militância em encontros virtuais que, além de discutirem o tema, apresentarão a ferramenta “Casa 13”, uma plataforma do Partido que permite às candidaturas elaborar seu próprio material digital, além de fornecer diversos dados sobre o legado petista em seus municípios.

Ação conjunta entre Secretarias

Segundo o secretário e deputado federal Nilto Tatto, a ferramenta que disponibiliza também o texto em questão permite que cada petista se aproprie de importantes pontos para a disputa eleitoral. “Entendendo que a Transição Ecológica vai além do debate ambiental, e ao mesmo tempo, assumindo a centralidade desta agenda em um momento que uma pandemia sem precedentes – causada justamente pelo desequilíbrio ambiental – muda toda nossa sociedade, entendemos a necessidade de elaborar um texto que abordasse as duas temáticas de forma simples, pensando especialmente naqueles e naquelas que não tem intimidade com meio ambiente”, afirma Nilto Tatto. “Durante o processo, soubemos que nosso material estaria disponibilizado nesta surpreendente ferramenta elaborada pela equipe de comunicação do PT. Por isso nos oferecemos para também ajudar na divulgação”, esclarece o dirigente.

O diálogo entre a SMAD e as secretarias de Formação e Mobilização Popular levou a uma ação conjunta. Segundo Maria do Rosário, secretária nacional de Formação e deputada federal, levar o conteúdo presente no site Casa 13 é fundamental para municiar a militância de informações sobre a agenda nacional e municipal. “Ali há dados sobre os importantes feitos do PT em cada município. A ferramenta ainda está sendo alimentada. Em pouco tempo todos os filiados e filiadas terão no site dados sobre a diferença que o PT fez em suas cidades e isso será decisivo para a disputa ideológica” afirma a deputada.

Vera Lúcia (Lucinha), secretária nacional de Movimentos Populares esclarece que os setoriais estão sob o guarda-chuva desta Secretaria, “portanto, é natural que atuemos sempre conjuntamente. Além disso, reconhecemos a importância do Casa 13 para a disseminação de conteúdo. A SMAD assumiu a tarefa de tocar as atividades com os estados e nós daremos suporte”, completa.

Sobre o material:

O conteúdo elaborado pela SMAD e Fundação Friedrich Ebert já está disponível no Casa 13 em versão digital. Todos os estados receberão também a versão impressa para chegar aos municípios onde a exclusão digital é mais presente. “Este material é um meio, não um fim.

“A Transição Ecológica é um processo ainda em construção, portanto, este material é também uma provocação à continuidade do debate. Acreditamos que o texto possa colaborar com o amadurecimento dos debates e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, finaliza Nilto Tatto.

Confira AQUI o livro “Transição Ecológica”, em arquivo pdf

Quando e onde (com atualizações diárias):

25/08, 19h – BA

26/08, 19h – RJ

28/08, 17h – AL

31/08, 19h – PE

01/09, 19h – MA

02/09, 19h – RS

03/09, 19h, – GO

04/09, 17h30 – RR (horário local)

04/09, 19h, – AM (horário local)

09/09, 19h – DF