Turista da Copa planejou viagem pela internet

Viajante reservou meio de hospedagem, localizou restaurantes e obteve informações sobre os destinos turísticos pela rede

Um estudo do Ministério do Turismo e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que 67,6% dos turistas estrangeiros que vieram para a Copa do Mundo 2014 buscaram informações sobre o País na internet.

O dado revela um aumento considerável em relação aos últimos anos. Em 2009, uma parcela pequena dos viajantes (19,9%) recorria à rede para este fim.  A maioria ainda acionava amigos e parentes (29,9%) para obter informações. Três anos depois, um grupo maior de entrevistados (33,6%) passou a reconhecer na internet a principal fonte de conteúdo sobre os destinos turísticos.

Durante a Copa, porém, essa proporção dobrou. A rede passou a ser acionada em todas as fases de uma viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações.

O ganho de importância da rede também se explica pelo perfil jovem e pela alta escolaridade do estrangeiro que visitou o País, como explica o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. “O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade: a ensino superior completo (48,3%) ou pós- graduação (33,3%)”, afirma.

O escocês Jonny Sweet, de 27 anos, que esteve no País durante a Copa, usou a internet para comparar valores de diárias, aprender com os comentários de viajantes e ainda fazer as reservas de hospedagem. “Gosto do processo de comparar preços e traçar meu roteiro”, disse. O mesmo fez o norte-americano Jonathan Obial (25), que disse ter pesquisado bastante na rede até encontrar os melhores preços de albergues e passagens aéreas.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil