TV PT debate coronacrise e a posição vexatória do governo Bolsonaro

Participam do programa da noite desta quarta (1) o sociólogo Rafael Freire e o pesquisador e consultor da FPA Marcelo Manzano

A TV PT trouxe para o centro do debate, na edição noturna desta quarta (1), um tema que parece cada vez mais urgente: a repercussão internacional da criminosa atuação de Jair Bolsonaro à frente do governo federal. ´

Para além da negação da crise causada pela pandemia do coronavírus, a gestão radical, antipovo e pautada pelo neoliberalismo,  passou de todos os limites, a ponto de perder aliados e ser chacota em praticamente todo o mundo.

O sociólogo e secretário-geral (presidente) da Confederação Sindical das Américas (CSA) Rafael Freire aponta ainda, muito mais do que a questão vexatória, há o fato de que Bolsonaro se mostra incapaz de lidar com os problemas internos e externos. “O papel do Brasil hoje no cenário internacional é irrisório. Mas mais do que isso. É um anúncio de que o país não tem qualquer perspectiva de que saberá lidar com a crise”.

Já Marcelo Manzano, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho ( Cesit/Unicamp) e consultor da Fundação Perseu Abramo, recorda o fato de que nem os supostos aliados naturais do governo estão tomando medidas tão absurdas como negar a eficácia da quarentena e negligenciar as orientações técnicas dos órgãos de saúde. “A preocupação com a economia é só no discurso porque as medidas tomadas são insuficientes se comparadas às dos países europeus”.

Da Redação da Agência PT de Notícias