TV PT debate os desafios da saúde pública contra o coronavírus

Para debater essas e outras questões participam da entrevista Eliane Cruz, coordenadora nacional do Setorial de Saúde do PT, e Dr. Rosinha, médico e ex-deputado federal

Quando milhares de brasileiros, confinados em função da pandemia do coronavírus, saíram às sacadas e quintais para prestar homenagem aos médicos, acabaram por motivar outro movimento: a defesa do Sistema Único de Saúde brasileiro.

Este, aliás, foi também o tema do debate promovido pela TV PT na edição das 19h desta quinta (2), com a presença de Eliane Cruz, coordenadora nacional do Setorial de Saúde do PT, e Dr. Rosinha, médico pediatra, militante do PT do Paraná e ex-deputado federal.

“A pandemia está mostrando que a gente não pode comprar saúde. Temos um vírus que não se tem vacina e que ainda não há remédio. Essa é uma oportunidade de mostrar a importância do nosso modelo de saúde e defendê-lo”, aponta Eliane.

A coordenadora do PT, no entanto faz uma ressalva: “No Brasil o que a gente tem não é uma saúde como direito, e sim como um bem de consumo. Mas o SUS foi pensado para suprir todas as necessidades da área. Eu acho que a defesa do SUS ainda não é uma realidade. Temos uma oportunidade de mostrar à sociedade as condições para que o SUS continue existindo aos ataques das políticas neoliberais”.

Doutor Rosinha concorda e completa: “o brasileiro ainda não tem consciência do que significa ter um modelo universal de saúde. Ao construir o SUS não criamos a defesa de que isso é um direito garantido, embora ainda fique a imagem da precariedade, aquela imagem de filas nos hospitais. Essa pandemia pode jogar luz também às qualidades do nosso modelo”.

O momento é importante também, prossegue o pediatra, causar um choque ao modelo político aplicado pela atual gestão. “Deve haver uma mudança inclusive de consciência sobre o papel do estado, já que estamos vendo o quanto o capitalismo se apropriou da saúde”.

Da Redação da Agência PT de Notícias