Verdade na rede: pedido de Gleisi para campanha de Lula é fake

Mensagens fraudulentas usam áudio gravado por Gleisi Hoffmann em 2018 para espalhar mentiras sobre Lula e as eleições do ano que vem

Site do PT

Fake news

Fake news que tem circulado nas redes sociais tenta enganar as pessoas afirmando que a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pede doações para a campanha de Lula em 2022. Não caia nessa.

Para contar a mentira, os fraudadores aproveitaram uma mensagem antiga, gravada por Gleisi em 2018, quando Lula de fato era candidato à Presidência (mas acabou impedido injustamente pela farsa da Lava Jato). Tratava-se de uma ação de financiamento coletivo (vaquinha virtual), autorizada pela Justiça Eleitoral.

“O áudio foi gravado quando o ex-presidente Lula ainda era candidato. Lamentável que, com má-fé e de forma criminosa, pessoas façam circular a mensagem fora do contexto para produzir fake news”, informa a assessoria da deputada federal.

Não há nenhuma campanha de Lula ocorrendo. O presidente disse repetidas vezes que está mais preocupado em ajudar o Brasil a sair da atual crise do que com as eleições do ano que vem.

O G1 percebeu a mentira e confirmou que as mensagens que usam o áudio são fake. “Circula pelas redes sociais um áudio com a voz da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, em que ela indica um site destinado a recolher doações para financiar a campanha de Lula. Mensagens dizem que a gravação é atual e que se trata de uma tentativa antecipada de lançar o ex-presidente novamente ao posto em 2022. É #FAKE. O áudio é antigo, feito em 2018. Está, portanto, totalmente fora de contexto. O endereço do site citado por Gleisi nem sequer está disponível”, informa o site aos leitores.