Verdade na Rede: Total de pacientes não aumentou em Araraquara após lockdown

Matéria espalhada na internet por bolsonaristas distorce dados para dar a impressão de que medidas de isolamento social não funcionam contra a Covid-19

Site do PT

Matéria ignora dados importantes para entender resultados do lockdown

Para desacreditar a importância das medidas de isolamento social e os excelentes resultados obtidos pelo prefeito Edinho Silva (PT) em Araraquara (SP), apoiadores de Jair Bolsonaro têm espalhado nas redes sociais matéria jornalística com o título “Covid-19: depois de um mês de lockdown, aumenta o número de pacientes internados em leitos de UTI em Araraquara”.

O que a matéria em questão faz é selecionar um dado específico e ignorar todos os outros para dar a impressão de que o lockdown não funcionou. A verdade, no entanto, é que o lockdown funcionou sim, e os dados estão aí para provar.

A matéria compartilhada pelos bolsonaristas cita dois boletins divulgados pela própria Prefeitura de Araraquara: o de 21 de fevereiro (acesse aqui), data em que o lockdown foi implementado na cidade, e de 21 de março (acesse aqui). O texto, então, destaca que, em 21 de fevereiro, havia 62 pacientes com diagnóstico de Covid-19 internados em UTIs da cidade. E que, em 21 de março, esse número era de 85. Esses dados estão corretos. Mas não contam a história completa e, assim, se transformam em uma perigosa fake news.

Por que é fake news?

Em primeiro lugar, a matéria ignora o número total de internados. Em 21 de fevereiro, eram 218 pessoas internadas com Covid-19 em Araraquara: 64 em UTI (62 casos confirmados e 2 suspeitos) e 155 em enfermaria (146 confirmados e 9 suspeitos).

Um mês depois, eram 172: 86 em UTI (85 confirmados mais um suspeito) e 86 em enfermaria (83 confirmados e 3 suspeitos). Ou seja, um mês após a adoção do lockdown, o total de internados caiu de 218 para 172, uma queda de 21,1%.

Mas não é só isso. A matéria também não mostra o aumento imenso de pacientes vindos de outras cidades. Em 21 de fevereiro, dos 218 internados, 180 eram de Araraquara e 38, de fora. Em 21 de março, dos 172 internados, 94 eram de Araraquara e 78 de outras cidades.

Ou seja, entre a população de Araraquara, o total de internados caiu de 180 para 94. É uma redução de 47,77%. Já as outras cidades mandaram muito mais pacientes para serem atendidos em Araraquara. Esse número cresceu de 38 para 78. Um aumento de 105,26%.

Isso significa que, ao tomar as medidas de isolamento social, Edinho Silva protegeu a população de sua cidade e ainda conseguiu deixar leitos vagos para atender cidadãos de cidades vizinhas. Por isso, não acredite em fake news. Lockdown funciona para conter o coronavírus e salvar vidas sim.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast