Vereadora do PT de Ribeirão Preto é perseguida por defender Lula

Duda Hidalgo sofre processos de cassação por ter participado de ato pela anulação dos processos contra Lula. “O PT de Ribeirão Preto repudia veementemente as tentativas de intimidação feitas por elementos bolsonaristas a Duda Hidalgo”, diz nota do PT de Ribeirão

Divulgação

A vereadora Duda Hidalgo

Mais uma liderança petista passou a sofrer ataques antidemocráticos da extrema direita bolsonarista. Desta vez, em Ribeirão Preto (SP), a mais jovem vereadora local, Duda Hiadalgo, eleita pelo PT, está sendo ameaçada de perder o mandato. Tudo porque Hidalgo participou de um ato, no dia 14, pela defesa da anulação das condenações do ex-presidente Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Comitê Lula Livre de SP,  estão correndo duas ações no Fórum de Ribeirão Preto e uma na Câmara Municipal, onde ingressaram com pedidos de cassação do mandato da vereadora e a proibição de que ela se manifeste politicamente no futuro. Tanto o Comitê quanto o presidente do PT de Ribeirão Preto emitiram notas de repúdio aos atos antidemocráticos, representados nos pedidos.

“Tais elementos bolsonaristas pensam que podem instrumentalizar a Justiça para seus fins antidemocráticos”, diz a nota assinada pelo presidente do PT de Ribeirão Preto, Jorge Roque. “A nova decisão do STF que considerou suspeito o ex-juiz ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro, demonstra que a resistência é maior do que o arbítrio e o lawfare de parte do sistema de Justiça contra o PT”, afirma Roque.

Já para o  Comitê Lula Livre, “é inadmissível que uma vereadora eleita democraticamente, com uma clara proposta de atuação política, seja alvo de perseguição por parte de pessoas que repudiam o jogo democrático e não conseguem conviver com ideias e posições que confrontem suas crenças e preferências políticas”. 

A organização pede o arquivamento urgente dos processos contra a vereadora.

A líder da bancada estadual Professora Bebel também manifestou solidariedade a Duda. “Para a bancada do PT, o processo que se pretende abrir contra Duda na Câmara Municipal de Ribeirão Preto se insere na onda de ódio e censura que tomou nosso país desde a eleição de Bolsonaro, e que atinge frequentemente professores, artistas, comunicadores, parlamentares e lideranças do campo democrático”, condenou a deputada estadual, em nota.

Leia a nota do PT de Ribeirão Preto aqui.

Leia a nota do Comitê Lula Livre aqui.

Leia a nota da bancada estadual do PT aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast