Viagens de brasileiros aumenta circulação de reais no exterior

Gasto dos brasileiros pelo mundo é apontado como uma das causas para a valorização da moeda

A circulação de turistas brasileiros no mundo fez aumentar consideravelmente a quantidade de reais no exterior. De 2008 até agora, o Banco Central registrou um aumento de mais de 2.000 %, o que levou  o montante da moeda nacional negociada fora do Brasil passar de R$ 6,6 milhões para R$ 142,4 milhões.

A boa circulação do real no exterior estimula as compras dos turistas brasileiros. A aceitação da moeda brasileira reduz os gastos com taxas e impostos cobrados pela conversão por dólar ou euro no Brasil. Aqui, os bancos e as casas de câmbio recolhem 0,38% do valor total da transação.

Em países da América Latina, onda há valorização do real frente as moedas locais, a divisa brasileira é negociada facilmente, sendo tão bem aceita quanto o dólar. Em diversas outras partes do mundo, as casas de câmbio também estão cada vez mais habituadas a fazer a conversão.

Moeda oficial do Brasil desde 1994, o real teve valorização de 5,5% frente ao dólar em 2014. O ganho foi superior as 31 principais moedas do mundo, segundo dados da agência financeira Bloomberg.

 

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast