Vigília Lula Livre se renova com a chegada de caravana do MST

Trinta e seis militantes da região norte do Paraná participam do revezamento que garante a mobilização permanente pela liberdade do ex-presidente

Joka Madruga/Agência PT

Vigília Lula Livre nesta quarta (31)

A Vigília Lula Livre se renova constantemente, e nessa quarta-feira (31) recebeu o reforço de 36 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da região norte do Paraná. Eles vieram do Acampamento Quilombo e dos assentamentos Ele Vive e Valmir Mota, em Londrina e Jacarezinho, para manter o revezamento dos guerreiros da resistência democrática em Curitiba.

A cada 15 dias, um grupo de militantes do MST chega à  Vigília e outro volta para casa, depois de duas semanas em Curitiba. Esse planejamento dá fôlego à mobilização e garante a possibilidade de estendê-la o quanto for necessário. “A gente vai fazendo essa troca e temos também um pessoal permanente aqui”, explica Adair Gonçalves, militante do Movimento.

O pessoal permanente é integrante da Brigada de Agitação e Propaganda. “Eles recebem os que chegam e orientam sobre hospedagem, dinâmica e histórico da Vigília, como chegamos até aqui”, afirma Gonçalves.

Além de lutar pela liberdade do ex-presidente Lula, os militantes encontram na Vigília um espaço de formação. “Quem vem aprende muito, sobre a questão da luta de classes e o momento histórico. Isso aqui é também uma escola”, comenta Gonçalves.

A capacidade de mobilização de Lula se mantém, a despeito das flutuações políticas e eleitorais momentâneas. “Nesse momento histórico o Lula é o grande símbolo dos trabalhadores, a força que une todos nós, pois só Lula tem projeto para o povo trabalhador”, diz.

Por Luis Lomba, de Curitiba para a Agência PT de notícias